Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
 
   
   
 
 
 
18/05/2015
Curso Comunicando-se Mais e Melhor


05/05/2015
Curso 365 Dias Para Vender! Para Quem Gosta de Vender o Ano Todo.

 
 
   
   
Torne-se associado da CIC Teutônia, você terá direito a inúmeras vantagens basta clicar neste espaço.  
 
 
 
.jpg" width="380" />
 

Café da Manhã Empresarial

05/12/2017

Aniversário de 18 anos da CIC conta com palestra do prefeito de Teutônia
Primeiro ano de mandato e expectativas até 2020 pautam conversa com empresários

Na data do 18º aniversário de fundação da CIC Teutônia, dia 1º de dezembro, a entidade promoveu Café da Manhã Empresarial com palestra do prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup. Na oportunidade o chefe do Executivo Municipal abordou o tema “O primeiro ano e o que esperar até o final de 2020”, destacando o primeiro ano de mandato e o planejamento futuro da atual gestão municipal.
Nas boas-vindas, o presidente da CIC, Renato Scheffler, lembrou a constituição da entidade, em 1999, a partir da fusão entre Câmara de Dirigentes Lojistas de Teutônia (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teutônia (ACIAT). “A CIC iniciou suas atividades com 98 empresas associadas e hoje já somos 487 integrantes do quadro social. Essa postura de trabalho em conjunto fortaleceu a entidade em busca do desenvolvimento sustentável”, disse, agradecendo a todos os associados e aos diretores que lhe acompanham na atual diretoria, com menção especial aos que lhe antecederam.
Brönstrup parabenizou a entidade, seus associados, diretores e colaboradores pela importante data, destacando o valor das parcerias. “A Administração Municipal quer somar forças, estar cada vez mais próxima para trabalhar em conjunto. Procuramos atender as demandas dos setores da indústria, de serviços e do comércio, trilhando o caminho do desenvolvimento e do protagonismo na região”, frisou.
O conteúdo da palestra de Brönstrup abordou temas como mobilidade urbana, saneamento básico, plano diretor, pista de rodeio e rua coberta, projetos de drenagem pluvial, projetos de reservatórios de água, videomonitoramento, sala do empreendedor, Conselho Municipal do Turismo, distrito industrial, barracão industrial, Teutofrangofest, Feirão do Comércio de Teutônia e projeto do setor moveleiro.

Mobilidade urbana

Para o prefeito, a mobilidade urbana é uma necessidade urgente de investimento. “É essencial para organizar a cidade, para que a condição logística esteja adequada ao crescimento e desenvolvimento do município. São obras aguardadas há muito tempo, como a questão da segurança de trafegabilidade na Via Láctea, e esse é nosso primeiro enfrentamento”, salientou, detalhando andamento de projeto para implantação de rótulas fechadas na ERS 128. “Após finalizado o projeto, buscamos a garantia de que dentro dos órgãos do Estado teremos celeridade na sua aprovação para, então, contratarmos a execução das obras.”

Saneamento básico

No que se refere ao saneamento básico, Brönstrup falou de protocolo de intenções assinado pela Municipalidade com a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru. “Muitos recursos para investimentos neste setor estão vinculados ao Governo Federal. É uma necessidade urgente para Teutônia, com projeto que deve ser eficiente e de acordo com a disponibilidade de recursos, com a previsão de que esteja 100% elaborado até o mês de março ou abril.”
Videomonitoramento

Uma das demandas apresentadas pela CIC ainda no período eleitoral defendia o desenvolvimento de projeto de videomonitoramento em Teutônia. Brönstrup reafirmou a importância do cercamento eletrônico do município. “O projeto já foi bastante debatido, iniciando sua construção na gestão anterior e devendo ser finalizado nos próximos dias. Orçamento que está na Câmara de Vereadores para ser aprovado contempla a realização do projeto, com início das operações para o próximo ano. O próximo passo será a contratação e encaminhamento do projeto à Secretaria de Segurança do Estado, para convênio de controle com a Brigada Militar”, enumerou. Está prevista a instalação de 17 câmeras em pontos estratégicos.
O prefeito defendeu a necessidade do videomonitoramento. “Algumas câmeras, inclusive, precisam de dispositivo de reconhecimento de placas dos veículos em alguns pontos estratégicos, outras de dispositivo de som. Junto com o videomonitoramento, teremos processo licitatório da Cidade Digital, cujo projeto piloto será desenvolvido na Escola Municipal 24 de Maio, no Bairro Canabarro, com dispositivo de acesso ao educandário exclusivo para estudantes e professores”, acrescentou.

Desenvolvimento

Outras demandas apresentadas pela CIC referiam-se a ações focadas no desenvolvimento empresarial local. Nesse contexto, receberam destaque, por exemplo, a Central do Empreendedor, o Barracão Industrial e o Distrito Industrial.
“Com a Central do Empreendedor, vamos desburocratizar o trabalho das empresas, em especial o atendimento dos escritórios contábeis. Anda não instalamos a Junta Comercial em Teutônia em virtude de mudança de sistema do órgão. Sabemos da importância desse serviço, que hoje exige deslocamento a outros municípios da região. Nosso objetivo é que os trâmites internos de liberação e abertura de empresas ocorram em até 48 horas”, projetou.
Sobre o Barracão Industrial, anunciou que a reabertura deve ocorrer em breve. “Após legalizarmos a edificação, o prédio será ofertado via edital às empresas interessadas.” No que se refere ao Distrito Industrial, explanou sobre o andamento das obras. “Com a abertura de ruas, o próximo passo será a venda dos lotes, numa área com 13 hectares.”

Diversificação da matriz produtiva

Brönstrup ainda citou incentivos às empresas já instaladas em Teutônia, além de projetos da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio. Entre esses mencionou atenção ao setor moveleiro. “Estamos trabalhando em projeto de parceria com a CIC, Sebrae, Sicredi e Sinduscom/VT que beneficiará empresas do setor, inclusive com o lançamento de selo de qualidade para os móveis de Teutônia. Percebemos o setor moveleiro como muito importante para a economia teutoniense, condicionante de diversificação da matriz produtiva local. Precisamos buscar a qualificação da mão de obra e do setor como um todo”, explicou, adiantando que o projeto deve iniciar em 2018.
O prefeito ainda mencionou projeto aprovado pelo Governo Federal para qualificação da mão de obra, com a utilização de recursos do Ministério do Trabalho. “Estão previstos mais de R$ 300 mil para o ano de 2018, beneficiando jovens e adultos com cursos que vão desde pedreiro até consultores de tecnologia da informação. Com essa profissionalização, nos tornamos mais atrativos para o investimento de empresas de diferentes setores”, disse, agradecendo a parceria da CIC na elaboração do projeto.
Brönstrup colocou a Administração Municipal à disposição para o debate e a construção conjunta de Teutônia. “Nossa intenção é sempre fazer o melhor para que sejamos protagonistas na nossa região. Nosso orçamento para 2018 está previsto em R$ 115 milhões, valor extremamente importante e que requer trabalho de muita gestão”, concluiu. 


Prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (e), e presidente da CIC, Renato Scheffler



TEXTO E FOTOS – Leandro Augusto Hamester
 
   
   
     
 

< Voltar
 
     
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
     
   
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2011 | CIC Teutônia   Desenvolvido por Interagence e CSZ Propaganda
Novo