WhatsApp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

COMUNICADO CIC TEUTÔNIA – 01 de abril de 2020

Diante da posição do Governo do Estado em determinar o fechamento do comércio em todo território estadual até o dia 15 de abril, mantendo em atividade apenas os serviços considerados essenciais, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, vem a público se manifestar e reforçar a posição da Prefeitura de Teutônia, firmada em Decreto Municipal, quanto à retomada gradual de algumas atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 06 de abril de 2020. A Diretoria Administrativa da entidade esteve reunida na manhã de hoje, 1º de abril, para debater a posição assumida pelo Governo do Estado.

As empresas dependem das pessoas e, mais do que nunca, é preciso preservar a saúde e a vida da sociedade. Ao mesmo tempo, precisamos olhar com atenção à saúde das empresas. Empresários, empreendedores e trabalhadores estão carentes de ações que estejam alinhadas à sustentação econômica e geração de renda da população. Defendemos a flexibilização da jornada de trabalho e a reabertura do comércio conforme estabelecido pelo Decreto Municipal, seguindo as orientações de restrições, os protocolos de segurança e as determinações dos órgãos e profissionais de saúde competentes.

O Governo do Estado e a União precisam anunciar e aprovar, com urgência, as medidas de apoio financeiro e econômico a todos os cidadãos e às empresas que também lutam para manter suas portas abertas. Nessa linha, defendemos a prorrogação do pagamento do ICMS incluído no Simples Nacional, ICMS normal e IPVA por 90 dias, e que o auxílio das esferas estadual e federal se torne real.

O setor calçadista, por exemplo, responsável por grande geração de empregos e renda em Teutônia, passa por enorme dificuldade diante da impossibilidade de trabalho, com risco de desemprego e fechamento de empresas, gerando o caos social à nossa comunidade e influenciando diretamente no comércio local.

A CIC Teutônia reforça a necessidade de restabelecer o equilibro do setor econômico. Se a posição do Estado é de fechamento, esperamos uma definição do Governo do Estado e da União para medidas imediatas diante da crise instalada. Da mesma forma, pede o posicionamento de entidades de classe na defesa da saúde e da sustentabilidade econômica brasileira. Na condição de representante de aproximadamente 500 empresas associadas das áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços de Teutônia, ressaltamos nossa preocupação coletiva com as vidas, mas também com a saúde de nossas empresas.

Entendemos como coerente e prudente, neste momento delicado, que o comércio, as indústrias e os prestadores de serviços possam retomar as suas atividades conforme Decreto Municipal, emitido pela Prefeitura de Teutônia, definindo a data do próximo dia 06 de abril de 2020. Cabe ressaltar que devemos nos manter vigilantes ao registro de casos do Coronavírus.

Juntos, vamos transpor mais essa barreira.

CIC Teutônia – 01 de abril de 2020

Diretoria Administrativa esteve reunida na manhã de hoje, 1º de abril, para debater a posição assumida pelo Governo do Estado (Foto: Divulgação CIC Teutônia)