Governo do Estado flexibiliza abertura do comércio a partir desta quinta-feira em municípios do interior

Na tarde desta quarta-feira, dia 15, o presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, participou de reunião com a Administração Municipal que tratou da elaboração de novo Decreto Municipal com orientações quanto às restrições e procedimentos a serem adotados em Teutônia em virtude da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

O encontro ocorreu simultaneamente à coletiva de imprensa do Governo do Estado, em que o governador Eduardo Leite anunciou novas medidas para o Rio Grande do Sul, entre elas a manutenção de restrições às atividades do comércio até o dia 30 de abril nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias do Sul. Por outro lado, municípios de outras regiões do interior do Estado podem flexibilizar as medidas adotadas mediante publicação de novos decretos municipais que sigam observando regras de acesso e de higiene.

CIC participou de reunião do Executivo Municipal na tarde desta quarta-feira (15) (Foto: Divulgação CIC Teutônia / Prefeitura de Teutônia)

“A orientação da CIC é de que todos sigam as recomendações publicadas em cartilha com medidas de prevenção nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. O material foi elaborado de forma conjunta por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, da Vigilância Sanitária e da entidade empresarial. Seguindo a recomendação do governador do Estado, as portas podem ser abertas em Teutônia, mas observadas essas orientações”, destaca Kist.

A cartilha pode ser consultada na página oficial da CIC Teutônia no Facebook. A mesma trata de responsabilidades dos empresários e dos funcionários, com setores de fiscalização do município realizando vistorias para cumprimento das medidas. O novo Decreto Municipal deve ser divulgado entre a noite de hoje (15) e o dia de amanhã (16).

TEXTO – Leandro Augusto Hamester