O município de Teutônia é considerado um dos polos moveleiros do Estado, com mais de 50 empresas no setor. Diante desse cenário, no dia 26 de julho a Administração Municipal de Teutônia, juntamente com a CIC Teutônia e o Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, promoveram a palestra gratuita “A escalada do setor moveleiro para indústria 4.0: obtendo vantagem competitiva”. O evento ocorreu no Auditório 01 da CIC e reuniu cerca de 25 pessoas, representantes das entidades parcerias e de empresas do setor.

Palestra gratuita contou com cerca de 25 participantes (Foto: Divulgação CIC Teutônia)

Entre os assuntos abordados pelo palestrante Ricardo Dal Piva, analista de serviços técnicos e tecnológicos do Instituto, destaque para classificação do nível de organização e caracterização das empresas no setor moveleiro: inicial (os processos são imprevisíveis, pouco controlados e reativos); gerenciado (os processos são caracterizados por projetos e frequentemente reativos); definido (os processos são caracterizados e proativos); quantitativamente gerenciado (os processos são medidos e melhorados); e otimização (foco na melhoria dos processos).

“Não é suficiente você fazer o seu melhor. Primeiro, você precisa saber exatamente o que fazer para depois dar o seu melhor”, frisou Piva.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert, defendeu a diversificação e desenvolvimento econômico de Teutônia. “Ouvindo o setor, queremos propor cursos profissionalizantes e visitas técnicas, inclusive como forma de motivar os empreendedores desse importante setor”, justificou.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester