A pandemia do Covid-19 (Coronavírus) tem afetado a todos, invariavelmente. Entre os mais atingidos estão os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, que sofrem com drástica redução nos negócios. Diante dessa realidade, no dia 18 de maio o Sebrae lançou o Programa Emergencial de Recuperação Empresarial, que também foi tema de videoconferência organizada em parceria com a CIC Teutônia no dia 21 de maio.

Com duração de 45 minutos, ocorreu a apresentação do Programa na íntegra e foram esclarecidas dúvidas dos participantes. Evento online gratuito dirigido exclusivamente aos associados da entidade empresarial teutoniense, o trabalho foi orientado pela gerente regional do Sebrae Vales do Taquari e do Rio Pardo, Liane Klein, e pelo analista de relacionamento com o cliente, Ademir José Ewald.

Videoconferência organizada em parceria pela CIC Teutônia e Sebrae ocorreu no dia 21 de maio (Foto: Divulgação CIC Teutônia)

Impactos econômicos

Pesquisa realizada pela CIC apontou os três maiores desafios das empresas, especialmente do ramo do comércio, para os próximos meses em virtude da pandemia. O levantamento de impactos econômicos sinalizou dificuldades com vendas (atração de clientes, inovação e giro de estoque); capital de giro; e inadimplência.

Diante da situação, o Programa Emergencial de Recuperação Empresarial oferece dois diferentes pacotes de acompanhamento. No modelo essencial, o empreendedor participa de consultoria de gerenciamento de crise, de gestão de caixa e de modelagem de negócios, além de mentorias coletivas exclusivas. Pacote complementar disponibiliza consultoria em design para presença digital (Sebraetec) e coaching executivo online. Também são ofertadas rodada de negócios online e acompanhamento do Sebrae para acessar o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), o qual concede aval complementar aos pequenos negócios na busca por financiamentos em instituições financeiras conveniadas ao Sebrae.

O Programa terá duração de 60 dias, com subsídio e carência no pagamento. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (51) 99512-2352 e 3710-1697 ou pelo e-mail ademire@sebraers.com.br.

PACOTE ESSENCIAL – No pacote essencial, especialistas respondem as principais dúvidas dos empresários sobre a temática da semana, auxiliando na busca de alternativas para superação do momento atual. As mentorias coletivas exclusivas contam com duração entre 60 e 120 minutos por semana. São pelo menos sete encontros abordando temas como gestão de crise, geração de caixa, alternativas de crédito, modelo de negócio, presença digital e resiliência.

PACOTE COMPLEMENTAR – O pacote complementar com coaching executivo online busca melhorar performance, atingindo excelência no âmbito pessoal e nos negócios. Desenvolve as competências pessoais, organizacionais e de liderança. Leva o empresário ou gestor a tomar consciência da relevância do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. Na consultoria em design ocorre o desenvolvimento de peças para compor perfis em redes sociais e divulgar produtos e serviços online. Nessa solução ainda haverá a escolha entre opções a serem desenvolvidas pelo consultor, como cards para postagens, capa para perfil, catálogo digital ou cardápio digital.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester