Em meio à pandemia do Coronavírus, uma onda de solidariedade tem mobilizado cidadãos e empresas em prol da sociedade, profissionais e organizações que estão na linha de frente desse enfrentamento mundial. Em Teutônia, essas ações têm se disseminado, os casos se multiplicam e servem de inspiração.

A CIC Teutônia tem enaltecido as empresas e empresários locais que já se solidarizaram, especialmente com o Hospital Ouro Branco e os órgãos de segurança que estão diretamente envolvidos no combate ao Coronavírus. “O desempenho econômico está diretamente relacionado às condições de segurança e saúde das pessoas. Mais do que nunca, a classe empresarial e os órgãos públicos devem ter um olhar especial ao social. A CIC, como entidade de classe, parabeniza seus associados pelos gestos de solidariedade e doações neste momento de adversidade, seja de equipamentos e materiais, até recursos financeiros. Mais do que trabalhar para o desenvolvimento econômico, é fundamental essa atenção ao social”, destaca o presidente Airton Roque Kist.

Profissionais do hospital reforçam necessidade de cooperação da comunidade e seguem na linha de frente do combate à pandemia do Coronavirus (Fotos: Divulgação Hospital Ouro Branco)

Mutirão solidário

O Hospital Ouro Branco tem recebido doações diariamente. A casa de saúde teutoniense tem atualizado periodicamente suas redes sociais com esses gestos solidários que fortalecem a corrente do bem.

Entre essas já estiveram a doação de 100 litros de álcool gel da empresa Reinigend Química; 30 macacões de proteção individual, específicos para exposição a partículas extremamente finas, da Cooperativa Languiru, que também doou 15 pulverizadores à Prefeitura de Teutônia para desinfecção de locais públicos; 150 máscaras e 2000 pares de luvas da Calçados Piccadilly; dois respiradores mecânicos custeados pela cooperativa Sicredi Ouro Branco, um custeado pela cooperativa Certel e mais um custeado com recursos provenientes do Poder Judiciário de Teutônia; 50 unidades de óculos de segurança e proteção individual das Óticas Lauro; desinfetante de amplo espectro de ação e sabonetes neutro da American Nutrients; 4000 máscaras de Rugardo Wentz, residente em Miami/EUA, por intermédio do diretor-técnico do HOB, médico Humberto da Costa; surpresa do Quiero Café de Teutônia, com cápsulas de café para os profissionais de saúde; autorização do Foro da Comarca de Teutônia para levantamento de R$ 48 mil da conta de penas alternativas administradas pela Vara de Execuções Criminais local, investido na compra de respirador mecânico; repasse de R$ 7 mil por parte do Consulado Gremista de Teutônia para compra de lixeiras especiais para ambiente hospitalar; e máscaras faciais confeccionadas em impressoras 3D, repassadas por Gabriel Junges, de Poço das Antas.

Equipe do HOB participou de treinamento por ocasião da instalação de respiradores mecânicos recebidos como doação

Necessidades do HOB

O Hospital Ouro Branco segue com a necessidade de doação de máscaras cirúrgicas descartáveis, máscaras PFF2 N95, luvas de procedimento tamanho P e M e avental descartável manga longa. Doações em dinheiro também podem ser realizadas diretamente para a mantenedora Associação Beneficente Ouro Branco (CNPJ 89781173/0001-06) – Sicredi, agência 0119, conta corrente 1857-4.

“Com gestos como estes, vamos superar o cenário adverso que vivemos. Agradecemos imensamente à comunidade, à Administração Municipal e às empresas que têm se prontificado a contribuir, das mais diversas formas, para que possamos estar preparados para cumprir com nosso compromisso de atender a todos da melhor forma possível”, agradece o presidente da mantenedora do HOB, Marco Aurélio Weber.

Saúde e segurança

Outros órgãos de segurança e saúde de Teutônia, como a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Estadual, o Corpo de Bombeiros Voluntários e o SAMU, também têm sido beneficiados com doações da comunidade. O Consulado Gremista, por exemplo, está repassando luvas e máscaras à BM e aos bombeiros; o Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia adquiriu 150 máscaras Rynco e 30 unidades de máscara N95 para BM, PC e PRE.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester