O associativismo teve origem no espírito humano de congregação, na vontade do homem de ser solidário e de poder, ao mesmo tempo, pertencer a uma organização que sirva de intermediária entre o indivíduo e a sociedade. Nove princípios norteiam esse trabalho: livre adesão; gestão democrática; transparência; participação econômica dos sócios; autonomia; aperfeiçoamento contínuo e investimento em educação; integração entre associados; compromisso com a comunidade; e disseminação do associativismo no município.

Diretores conduziram o “Parabéns” pelos 20 anos da entidade (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Baseado nisso, a CIC Teutônia dá a largada a uma nova “onda de associativismo” no município, intitulada de “Somos CIC Teutônia”. A proposta leva em consideração o que prevê o Planejamento Estratégico da entidade e é uma ação da Diretoria Executiva da CIC, capitaneada pela vice-tesoureira Tânia Schardong, com a missão de promover a cultura associativa. A partir disso, os diretores estruturam atividades especiais que colocam em prática esses conceitos.

Educação continuada

O Programa de Educação Continuada Associativista é uma proposta diferenciada diretamente relacionada aos princípios do aperfeiçoamento contínuo e investimento em educação, bem como com a disseminação do associativismo no município.

Diretores e equipe de funcionários da CIC participaram de momento simbólico pelo aniversário

O projeto de formação ainda está sendo elaborado e prevê, inicialmente, duas horas de qualificação, nesse momento direcionado especificamente aos integrantes da nova diretoria, a ser eleita e empossada em março de 2020, e à equipe administrativa.

O quadro social será envolvido em ações de apresentação da nova Cartilha do Associado da CIC, atividades de integração semestral em happy hour colaborativo, participação em vídeos especiais e visitas da diretoria, entre outras.

Ainda estão programadas ações para novos integrantes em comitês temporários e de envolvimento da comunidade, com a disponibilização de conteúdo específico sobre associativismo.

Lançamento

O lançamento do programa “Somos CIC Teutônia” ocorreu neste domingo, dia 1º de dezembro, data do 20º aniversário de fundação da CIC Teutônia. Para tanto, momento simbólico foi organizado em frente à sede da entidade.

Voluntárias reuniram-se semanalmente para confecção da “Família Noel”

Na oportunidade a CIC inaugurou sua decoração natalina, estímulo para que os associados e a comunidade também deem a sua contribuição para embelezar a cidade e fortalecer esse espírito que toma conta de todos com a proximidade das festas de fim de ano.

“Além das luzes, contamos com diferentes Papais e Mamães Noel, segurando um bolo simbólico pelos 20 anos da CIC e outros retratando os ramos que representamos: indústria, comércio e serviços”, destaca a secretária-executiva da entidade, Carina Schulte Bolfe.

A decoração natalina da CIC foi proposta pela presidente Mariza Wolf, que mobilizou artesãs para a confecção manual da família Noel. Essas mulheres voluntárias reuniram-se semanalmente, sempre nas noites de quinta-feira, desde o mês de setembro.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester