No fim de semana de 16 e 17 de março o “museu sobre rodas” retorna ao Centro Administrativo de Teutônia. Depois de dois anos, o 11º Encontro Nacional de Veículos Antigos estima reunir mais de 500 veículos e atrair público de cerca de 15 mil visitantes. O encontro integra o calendário de eventos do município e é uma realização da CIC Teutônia, com o apoio de Veteran Car Teutônia, Federação Brasileira de Veículos Antigos e Prefeitura de Teutônia, com o patrocínio de Cooperativa Languiru, Poolseg Corretora de Seguros, Certel, Sérgio Veículos e MR Autoparts.

Raridades que povoam o imaginário de muitas pessoas estarão em Teutônia (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O evento é aberto a todas as categorias de veículos antigos e afins (automóveis, motocicletas, utilitários, caminhões e ônibus) com mais de 25 anos de fabricação, nacionais e importados, com exceção para veículos considerados clássicos. O Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia é considerado um dos mais importantes do Estado e tem chamado a atenção de antigomobilistas e apaixonados por veículos antigos de todo Brasil e inclusive de países vizinhos. O encontro teutoniense possui características festivas voltadas para toda família, realizado num local de beleza única, um dos pontos turísticos da região.

Destaque para a área coberta do Pavilhão Multiuso, com 3.600m², que abriga a área comercial, como o “Mercado das Pulgas” e Memorabília – setor de venda de peças, acessórios, confecções, canecas, quadros, brinquedos, miniaturas, materiais personalizados de veículos antigos, entre outros. Há ainda os jardins do Centro Administrativo, em seus quadrantes arborizados, e a infraestrutura disponibilizada pela CIC, com o restaurante climatizado que serve buffet e o prato típico de Teutônia – Schweinebraten, sem esquecer brinquedos infláveis grátis para as crianças, artesanato e agroindústrias, praça de alimentação, chopp artesanal, além de área específica para camping e churrasco.

Mercado das Pulgas terá espaço especial no evento

Com recepção especial para os expositores com café da manhã, também haverá palco para shows de bandas e artistas locais. A rede hoteleira de Teutônia e região está preparada e deverá receber hóspedes de diferentes regiões gaúchas e de outros estados, inclusive de países vizinhos, repetindo o que ocorreu nas edições anteriores, quando o evento contou com a participação de antigomobilistas vindos da Argentina e do Uruguai.

“Estamos intensificando a divulgação do encontro junto aos antigomobilistas, participando de outros eventos do gênero, contatando também por e-mail e telefone do banco de dados dos eventos anteriores, além de convite ao público em geral para visitação”, revela o gerente financeiro e de eventos da CIC, Alexander Blömker.

 

Inscrições

 

As inscrições antecipadas, com investimento de R$ 50,00 por veículo para exposição, podem ser efetuadas pelo site www.carrosantigosteutonia.com.br, na Secretaria da CIC Teutônia pelo fone (51) 3762-1233, pelo e-mail carrosantigos@cicteutonia.com.br ou pelo WattsApp (51) 99538-5080. O antigomobilista recebe kit com café da manhã, camisa polo e brindes, além de entrada franca para o motorista e um acompanhante.

A inscrição antecipada possibilita ao expositor um melhor posicionamento dos seus veículos no local da exposição, seguindo critérios da organização do evento. Os clubes de marcas podem efetuar inscrição antecipada de todos os participantes, possibilitando que a organização garanta um espaço para que todos os veículos fiquem juntos.

 

Programação

 

O 11º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia inicia na manhã de sábado, dia 16 de março, a partir das 8h, com credenciamento e recepção dos antigomobilistas (o encerramento das inscrições será às 18h). Das 8h às 10h será servido o tradicional café da manhã aos antigomobilistas no Auditório da CIC. Às 12h o almoço é livre, com o prato típico de Teutônia – Schweinebraten – servido por restaurante instalado junto à CIC, em ambiente climatizado. Às 14h acontece a abertura oficial do encontro. Em seguida, noite a dentro, o palco recebe shows e apresentações artísticas diversas: 15h30min, Vini Bilhar Acústico; 18h, Lenon Ribeiro e Vinny Bongô; e 20h, Banda Rock and Beer.

Recepção aos antigomobilistas, com café da manhã, inicia às 8h de sábado e se repete no domingo

O encerramento da visitação ao parque de exposição será às 22h30min. A partir desse horário acontece o Especial Retrô na La Bodeguita, também junto ao Centro Administrativo Municipal. No palco, Banda Franchicos, Banda Apple e Dj Alan Gaspar.

No domingo, dia 17 de março, das 8h às 16h ainda podem ser realizadas as inscrições. O café da manhã para antigomobilistas será servido das 08 às 10h, com almoço livre às 12h. No período da tarde, às 13h30min, haverá show com a Banda Plug. A tradicional premiação aos veículos destaque ocorre às 14h30min, seguida de show às 16h da Banda Gramofônica e encerramento às 18h.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester