Parceiros Voluntários

/Parceiros Voluntários
Parceiros Voluntários2018-12-10T10:19:53+00:00

A Parceiros Voluntários é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, apartidária, criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, com a Missão de Qualificar pessoas e instituições, por intermédio de tecnologias sociais e do voluntariado, visando comunidades proativas e solidárias.
A unidade Parceiros Voluntários de Teutônia já existe há mais de dez anos e desenvolve diversas ações na comunidade. Se você deseja ajudar, a gente sabe como! Informações via telefone (51) 3762-1233 ou via e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br

Empresas mantenedoras

Principais projetos

Campanha do agasalho arrecada mais de seis mil peças, entre roupas e calçados

No período de 23 de abril a 31 de maio a Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, numa parceria com a Diretoria de Serviços da CIC Teutônia e o apoio da Consertel, promoveram Campanha do Agasalho – “Doar, mostre que você tem um coração GG”. A iniciativa também integrou programação de 30 anos da Consertel, comemorados no dia 12 de junho, que auxiliou no recolhimento, separação e entrega das doações recebidas.
Nesse período, foram arrecadadas mais de seis mil peças, entre calças, blusões, casacos e calçados. “Ficamos surpresos com o volume de doações, vindas de todo Vale do Taquari. Além de pontos estratégicos para coleta das doações em Teutônia, durante os atendimentos diários da equipe de assistência técnica da Consertel convidamos os clientes a participarem da campanha”, destaca o sócio proprietário da empresa teutoniense, Romeu Hamester, que também é diretor da pasta de Serviços da CIC.
A entrega dos donativos, realizada durante o mês de junho, beneficiou muitas famílias de Teutônia. “A ideia de organizar a campanha do agasalho foi sugerida durante reunião da Diretoria de Serviços. Com o envolvimento da Parceiros Voluntários e aproveitando a logística da Consertel, fomos felizes na arrecadação das doações em Teutônia e outros municípios da região, beneficiando muitas famílias e lar de idosos. É um sentimento de gratidão poder dar a nossa contribuição para que essas pessoas passem este inverno mais aquecidas”, acrescenta Hamester, agradecendo a todos os envolvidos com o projeto, em especial às pessoas que doaram.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Teutônia e Lajeado organizam atividades do Desafio Voluntário no mês de agosto

As unidades de Teutônia e de Lajeado da ONG Parceiros Voluntários estão com inscrições abertas para o Desafio Voluntário, que ocorre de 25 a 28 de agosto nos dois municípios. A iniciativa, em sua 10ª edição, também marca as celebrações pelo Dia do Voluntário, comemorado no dia 28 de agosto.
Qualquer cidadão, grupo de amigos, vizinhos, colegas, empresas, escolas, associações, entre outras organizações, pode participar para o desenvolvimento de atividades individuais ou em grupo. Para tanto, basta planejar uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. A partir disso, os voluntários devem escolher o local onde as atividades serão desenvolvidas, como escolas, organizações sociais, creches, praças e hospitais. As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto junto às unidades da Parceiros Voluntários de Teutônia (na CIC Teutônia) e de Lajeado (na ACIL Lajeado), que disponibilizam as fichas para registro das ações. Mais informações pelos fones (51) 3762-1233 e (51) 3011-6900 ou pelos e-mails parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br e parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Meio Ambiente

Revive Boa Vista recolhe óleo de cozinha, pilhas, eletrônicos e medicamentos vencidos

Objetivando a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo, no próximo sábado, dia 23, das 8h30min às 11h30min, ocorre ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, com posto de coleta instalado junto ao Pavilhão Multiuso, na Prefeitura de Teutônia. A atividade integra a ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista, em sua 9ª edição, realização da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Administração Municipal de Teutônia e da Emater/RS-Ascar, além das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Cooperativa Languiru, Sicredi Ouro Branco, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Star Led.
Na oportunidade serão coletados óleo de cozinha, eletrônicos, sucatas, pilhas, medicamentos vencidos, cartões magnéticos, celulares, chapas de Raio-X e baterias (exceto de veículos). Os materiais serão recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto.
Esta será a primeira atividade do Revive Boa Vista no ano. Depois deste sábado, ainda haverá outras iniciativas nestes moldes nos dias 04 de agosto, no Supermercado Languiru do Bairro Canabarro; 20 de outubro, no Pavilhão Multiuso, juntamente com a tradicional programação do Revive Boa Vista; e 1º de dezembro, novamente no Supermercado Languiru do Bairro Canabarro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Histórico

O Revive Boa Vista teve início no ano de 2010. Naquela oportunidade foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada às suas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011 a ação recolheu 750kg de lixo, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores.
As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290Kg, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas.
Com o slogan “Sombra e água fresca estão em suas mãos”, a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a primeira ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, oportunidade em que foram coletados mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha.
No ano de 2016, em quatro edições da ação, realizadas em junho, setembro, outubro e novembro, foram recolhidos cerca de 180 litros de óleo de cozinha, milhares de unidades de pilhas e baterias, em torno de 250 unidades de medicamentos vencidos, mais de 1,2 mil equipamentos eletrônicos e 140 chapas de Raio-X.
Em 2017 foram realizadas três ações do Revive Boa Vista: no mês de setembro, descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, com o recolhimento de mais de 650 itens, além de 71 litros de óleo de cozinha, 24 medicamentos vencidos e 55 chapas de Raio-X; no mês de outubro, com visitação ao Aterro Sanitário de Teutônia e quatro pontos de coleta de lixo (Associação da Elegê, Associação da Languiru, Várzea e Parque Poliesportivo), onde cerca de 40 voluntários recolheram em torno de 250Kg de lixo; e no mês de dezembro, com o recolhimento de mais de 380 itens na ação de descarte consciente de lixo eletrônico, medicamentos vencidos e óleo de cozinha.
Em 2018 já foram realizadas duas ações de descarte consciente de lixo eletrônico e óleo de cozinha, nos meses de junho e agosto, que somaram cerca de 500 itens.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Histórico de ações Revive Boa Vista