Telefone e WhatsApp: 51 3762-1233

90 dias de Gestão: perspectivas e desafios, foi o tema que abriu o ciclo de Almoços Empresariais de 2025

Compartilhe este post:

Nesta sexta-feira (28), a CIC Teutônia realizou a primeira edição do Almoço Empresarial de 2025. O evento, que ocorreu no Auditório 03 da entidade, contou com palestra do prefeito Renato Airton Altmann e do vice-prefeito Evandro Biondo, abordando os principais desafios e perspectivas após 90 dias da atual gestão municipal.

Na abertura do evento, o presidente da CIC, Jairo Sperotto, deu as boas-vindas aos presentes, salientando a importância do associativismo e da proximidade entre os setores público e privado para o crescimento local. Sperotto também destacou o aumento no quadro de associados, com 30 novas empresas integradas neste trimestre e dando-lhes as boas vindas.

Primeiro Almoço Empresarial de 2025 da CIC Teutônia reunião em torno de 150 participantes.

Durante sua fala, o prefeito Renato Airton Altmann apresentou detalhadamente diversas ações da gestão. Destacou especialmente a concessão do Bloco 2, que inclui rodovias importantes como a Rota do Sol e Via Láctea. Altmann informou que o município solicitou ajustes no projeto original, especialmente em relação às tarifas do pedágio e à inclusão de trevos de acesso estratégicos, como no Distrito Industrial e na Linha Harmonia. O prefeito ressaltou ainda a importância da duplicação até o bairro Canabarro e agradeceu o apoio da CIC e do Inspira Teutônia nos debates sobre esse tema.

Outro ponto destacado foi a audiência com o Diretor Geral do DAER sobre a ERS 419, que liga Teutônia a Poço das Antas, buscando mudar o status da rodovia para facilitar investimentos futuros.

Altmann também falou sobre mobilidade urbana, destacando a captação de recursos para reconstrução da ponte sobre o Arroio Boa Vista no acesso à Transamazônica, essencial para o fluxo de veículos pesados e alternativa ao trânsito do bairro Languiru.

Prefeito do municipio de Teutônia Renato Airton Altmann

Planejamento:
Na área do planejamento, destacou a criação da Coordenadoria, do Fundo e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, além do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, medidas essenciais para captar recursos e aumentar a segurança da população em caso de situações de emergência. Ressaltou também o desenvolvimento de um Banco de Projetos para agilizar captações de recursos futuras, pois hoje, por muiats vezes quando se consegue o recurso, o prazo para apresentação e implementação de projetos é muito curto, agilizando assim este processo, com diversos projetos já estruturados neste banco. Destacou também o projeto piloto das calçadas de passeio na Avenida 1 Leste inteira, entre Canabarro e Languiru.

Sobre mão-de-obra, Altmann informou que até março existiam 213 vagas registradas no SINE, de empresas cadastradas no serviço, enfatizou também o desafio da qualificação profissional, já que cursos ofertados em parceria com SENAI e SENAC não tiveram adesão suficiente.

Assistencia Social:
Na assistência social, mencionou os projetos “Teutônia Emprega +” e “Tenda da Cidadania”. Em dezembro o município contava com 690 famílias cadastradas no programa Bolsa Família, tendo uma redução neste número até o mês de março, sendo atualmente 630 famílias. Com os projetos citados acima, se inserem novamente essas pessoas ao mercado de trabalho. 

Altmann ressaltou também a importância de valorizar as empresas locais, enfatizando a necessidade de apoiar quem gera emprego e renda no município, evitando investimentos que prejudiquem as empresas já estabelecidas.

Saúde:
Na saúde pública, o prefeito enfatizou o Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco, obra mais importante na história de Teutônia, o projeto prevê UTI, hemodiálise, oncologia e banco de sangue. Destacou ainda ações para reestruturação e economia no sistema de saúde municipal devido ao déficit orçamentário atual de R$ 8 milhões.

Cultura:
Destacou eventos importantes que já ocorreram na cidade, como o Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, e informou sobre a reabertura da Biblioteca Municipal em fevereiro deste ano e do Museu em janeiro. O Centro Cultural 25 de Julho tem previsão de conclusão das obras para junho deste ano.

Vice-prefeito do municipio de Teutônia Evandro Biondo

Agricultura e Meio Ambiente:
O vice-prefeito Evandro Biondo abordou ações específicas na agricultura e meio ambiente, como o projeto de desassoreamento em dois locais do município, a contratação de nova empresa para licenciamento ambiental e o mutirão para análise de projetos ambientais parados desde 2023.

Educação:
Na educação, Biondo informou que a rede municipal atende atualmente 3.472 alunos e destacou melhorias na infraestrutura educacional, com redução das vagas em creches de 552 para 243 crianças. Destacou projetos importantes como “Pequenos Sons, Grandes Leitores”, “Mentoria de Aprendizagem” e Educação Financeira, além do trabalho consolidado com 380 estudantes em oito cooperativas escolares, como a ECOART, a cooperativa escolar mais antiga do Brasil.

Por fim, Biondo reforçou a campanha “Teutônia, minha terra, meu chão querido” para conscientização ambiental e comunitária e destacou a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), como essencial para o desenvolvimento turístico e econômico local.

TEXTO E FOTOS – Fernanda Thaís Kolling/Comunicação CIC Teutônia

Logo CIC Teutônia header

Escolha com quem quer falar:

RECEPÇÃO:

Fale conosco!

FINANCEIRO:

Fale conosco!

COMERCIAL:

Fale conosco!

EVENTOS:

Fale conosco!

Polo EAD Univates:

Teutônia