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Almoço Empresarial

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Visão da sociedade gaúcha para o futuro é apresentada em evento da CIC Teutônia

“O RS do futuro no presente“ foi tema do Almoço Empresarial da CIC Teutônia realizado nesta sexta-feira, dia 28 de abril. Tendo por local o Auditório 03 da entidade, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, apresentou visão da organização e da sociedade gaúcha quanto ao futuro do Rio Grande do Sul a partir do trabalho de foresight (antevisão) desenvolvido pelo Sebrae.

O trabalho é resultado de planejamento da instituição desenvolvido ao longo dos últimos dois anos na intenção de entender o que a comunidade gaúcha espera que aconteça até o ano de 2035, analisando tendências, previsão de cenários, construção de direcionadores, identificação das capacidades e inovações necessárias para a transformação da atuação futura do Sebrae. Mais de 1.300 empreendedores e 300 lideranças de diversos setores e regiões foram ouvidas. “Queremos ter uma visão completa do que os gaúchos esperam que vai acontecer num futuro que não é tão distante, mas nem tão perto que nossos planejamentos possam ter uma visão muito curta”, explicou Godoy.

Segunda edição do Almoço Empresarial da CIC Teutônia em 2023 ocorreu no dia 28 de abril (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Tendências

Conforme o palestrante, o mundo diminui cada vez mais com a interconectividade. “Algo que demoraria a chegar no RS chega instantaneamente. Por isso, não podemos olhar apenas para a realidade do nosso Estado, não somos uma ilha. Esse trabalho de antevisão busca fazer a diferença, inclusive podendo orientar políticas públicas”, afirmou.

Entre as tendências apontadas pelo público que participou do levantamento, Godoy elencou a erosão social e institucional; vida e cotidiano remodelados; ascensão do bem-estar e novos olhares para a saúde; sociedade redesenhada; produção criativa, autoral e de nicho; capitalismo regenerativo; convergência tecnológica; digitalização da economia e a revolução dos dados; ressignificação do trabalho e a reinvenção do emprego; revisão do sistema de educação e aprendizado. “As pessoas vão viver mais, precisamos pensar como sustentar tudo isso, a estrutura do Estado e da previdência para atender uma camada cada vez maior da população acima dos 50-60 anos. Também devemos estar atentos à preservação e à qualidade do Meio Ambiente; em como a tecnologia interfere na estrutura de planejamento das empresas e das cidades, conscientes de que o ‘novo petróleo’ são os dados privados. Ainda é preciso descobrir como fazer com que as novas gerações se interessem pela educação”, exemplificou.

Diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy

Para onde olhar

A partir do mapeamento, das análises de tendências e do diálogo com atores estratégicos foram identificados quatro ângulos, perspectivas transversais para olhar para o futuro do empreendedorismo e dos pequenos negócios no RS: novas economias (potencializar vocações, sofisticar os negócios, criar ofertas de impacto positivo e operar mercados globais); juventudes empreendedoras (competência, confiança e propósito criam uma rede abrangente de apoio institucional); prosperidade de microterritórios (movimento por redes realizado por comunidades sustentáveis e inteligentes); e equidade digital (promovendo acesso, expandindo atuação e gerando relevância).

“Pessoas se movem por desafios. Empresas precisam entender essa realidade para usar essa capacidade. Diante de todas as discussões, sugerimos que a economia madura tenha papel fundamental no financiamento das novas economias”, afirmou.

Por fim, o palestrante alertou para armadilhas dos modelos de visão de futuro: erro de assumir que o caminho para o futuro é um fluxo simples e constante de fatos passados; erro de projetar o futuro a partir de uma única variável, mantidas as demais constantes; e erro de considerar que o futuro desenhado, o destino desejado ou o objetivo estabelecido, são pontos fixos, imunes à dinâmica da realidade. “A revisão constante é absolutamente necessária. Investigue a realidade, analise dados, construa cenários, projete visões, teste e, então, comece novamente. Portanto, visão de longo prazo, com ciclos curtos de revisão, baseados em análise de dados e exercícios preditivos”, concluiu.

Os tradicionais Almoços Empresariais da CIC Teutônia contam com o patrocínio de 3F1B Móveis Estratégicos, Marcauten Registro de Marcas, Certel, Reinigend, Colégio Teutônia, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Unimed VTRP e Univates, com o apoio de Grupo Popular.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

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