Airton Kist deixa entidade e vice-presidente Tânia Schardong é a indicada da Diretoria Administrativa para responder pelo cargo vago
No dia 30 de novembro, com primeira convocação às 18h, tendo a presença da maioria dos associados; segunda convocação às 18h30min, com a presença de no mínimo um terço dos associados; e terceira e última convocação às 19h, com a presença de qualquer número de associados quites com suas obrigações e em pleno gozo de seus direitos, num mínimo de dez associados, a CIC Teutônia realiza Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na sua sede administrativa. A ordem do dia destaca deliberação sobre a vacância do cargo de presidente da entidade e análise de proposta.

Airton Roque Kist comunicou a Diretoria Administrativa quanto à intenção de deixar o cargo de presidente, considerando que não integra mais o quadro funcional de empresa associada desde o fim do mês de setembro. Conforme disposto no estatuto e regimento interno, em seu Artigo 9º, “o representante que, por qualquer motivo, se afastar ou for afastado da empresa associada, ou se o associado se desvincular desta entidade, perderá seu mandato de representação”, devendo a empresa associada comunicar o fato à CIC no prazo de 30 dias. Comunicado da Certel, datado de 10 de outubro e assinado pelo presidente Erineo José Hennemann, menciona que Kist deixou de integrar o quadro de funcionários da Cooperativa, ao mesmo tempo em que firma o interesse em que ele permaneça na presidência da entidade até o fim do seu mandato. Entretanto, Kist entendeu que deveria declinar da função, seguindo o que estabelece o estatuto.
Na AGE deve ser oficializada indicação da Diretoria Administrativa para que a vice-presidente Tânia Schardong exerça o cargo de presidente até o fim deste mandato, em março de 2023.
Histórico
Kist foi eleito e empossado presidente da CIC em março de 2020, cuja gestão encerraria em março de 2022. Porém, em virtude da pandemia e atendendo ao cumprimento de contratos relacionados à programação da Festa de Maio, que igualmente foi adiada naquele período, os associados da entidade aprovaram a extensão do mandato por mais um ano, considerando que assinaturas de contratos do principal evento de Teutônia cabiam ao presidente da CIC.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester