Entidade planeja uma série de ações para 2024, entre elas a organização da Festa de Maio e início do projeto Arena CIC
Na última quinta-feira (07) ocorreu a reunião de encerramento do ano da Diretoria da CIC Teutônia. O encontro foi realizado no Auditório 01 da entidade e também teve a participação de ex-presidentes e funcionários. Em pauta, resultados e ações de 2023 e desafios para 2024.
O presidente Renato Lauri Scheffler agradeceu a presença e valorizou o voluntariado dos seus pares de Diretoria. “Apesar de jovem, somos uma entidade associativa empresarial muito respeitada na região e no Estado, que evoluiu muito ao longo dos seus 24 anos. O trabalho de representatividade que realizamos é a base das nossas ações, com união de esforços na busca por objetivos em comum e defendendo nossas 530 empresas associadas”, destacou, mencionando também o trabalho de representatividade junto a outras organizações, como Federasul e CIC Vale do Taquari. “Isso nos fortalece como entidade, nos dá mais força na defesa de algumas bandeiras.”
Por outro lado, alertou para as dificuldades que podem surgir a partir da proposta de aumento de impostos sugerida pelo Estado. “Essa não é a solução, temos que achar outros meios para a sustentabilidade e competitividade das empresas do Rio Grande do Sul, e as entidades de classe podem auxiliar para isso”, ponderou.
Scheffler também adiantou ação da CIC para 2024: fórum para discutir Teutônia para os próximos 15 anos. “Como entidade empresarial, é importante instigarmos o planejamento e pensamento sobre o futuro do município, falar de ações de desenvolvimento. Esse é o legado que deixamos para nossos filhos e netos, num cenário de oportunidades. Não defendemos plano de governo, mas projetos de desenvolvimento para o Estado e o município, independente de quem esteja no Poder Executivo e Legislativo municipal, estadual ou federal.”
Ações
A diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe, trouxe indicadores referentes ao exercício de 2023 e planejamento de ações para o próximo ano. Destaque para a revisão do Planejamento Estratégico da entidade. “Nossa Visão estabelece que queremos ser reconhecidos como uma entidade parceira que promove o senso de pertencimento do empresário, a inovação e o empreendedorismo sustentável, com o propósito de promover a cultura associativa para que, de forma coordenada, contribua para o desenvolvimento local”, apresentou.
Também valorizou a atenção da entidade na formação de lideranças, ações focadas no desenvolvimento dos associados e do município como um todo, num trabalho com olhar especial ao associativismo.
Entre números e atividades promovidas até o fechamento do mês de novembro, a CIC implementou em 2023 Podcasts sobre diferentes assuntos desde janeiro; inaugurou novo escritório em fevereiro; deu posse a nova Diretoria e realizou mais uma edição do Encontro Nacional de Veículos Antigos em março; promoveu movimento pelo Dia do Associativismo, que vem criando força no Vale do Taquari, em abril; a partir de maio retomou o Happy Hour Empresarial, com três edições em 2023 e mais de 300 participantes, proposta diferenciada e de excelente aceitação dos associados; realizou obras de ampliação do Auditório 04 e retomou cursos de gastronomia em junho; organizou o Feirão do Comércio, com mais de R$ 700 mil em vendas, e foi parceira na organização do Prêmio Destaques da Economia de Teutônia, em julho; estruturou o Piquete do Associativismo, durante os festejos da Semana Farroupilha; em outubro, realizou a 1ª Semana do Empreendedor, a 2ª Convenção Atitude On, o 17º Feirão de Veículos Seminovos, eventos que contaram com grande mobilização dos associados e da comunidade; e, em novembro, deu início à venda dos estandes para a Feira Comercial da Festa de Maio 2024, que já registra a comercialização de 50% dos espaços disponíveis, neste que é o principal evento da entidade para 2024.
Indicadores
Também houve menção aos impactos da dificuldade econômica e financeira da Languiru. “É inevitável que a situação da Cooperativa também afete a economia do município e da região”, lamentou Carina.
Entre números, destaque para 31 capacitações, com 1.217 pessoas capacitadas; 260 locações dos espaços da sede da entidade; organização de quatro grandes eventos; 128 participantes no Liquida Teutônia; três edições da ação socioambiental Revive Boa Vista, com recolhimento de lixo eletrônico, que somou mais de 760 itens com destinação final correta; 20 participantes no concurso de melhores vitrines natalinas de Teutônia; 133 empresas participantes na Campanha de Natal – Nota Fiscal dá Prêmios; disponibilidade de diversos convênios e serviços aos associados; anúncios de vagas pelo programa CIC Empregos; 37,6 mil consultas no serviço de SCPC; três encontros do programa de formação em associativismo, com 36 empresas e 170 pessoas participantes; mais de 130 linhas telefônicas ativas; e mais de 200 inserções e menções à CIC em reportagens na imprensa local, regional e estadual.
A diretora também trouxe dados financeiros da entidade e pontuou investimentos realizados em infraestrutura e equipamentos. “Sempre com muita transparência, é importante que a Diretoria esteja por dentro dos números da entidade, levando essas informações também para as suas empresas como nossos porta-vozes nas conversas com associados e parceiros”, sugeriu.
2024
O planejamento da entidade para 2024 prevê uma série de ações e eventos. Entre esses estão o Encontro Nacional de Veículos Antigos, Festa de Maio, Feirão do Comércio, Feirão de Veículos Seminovos e a possibilidade de retomada da Teutofrangofest.
Uma das principais inovações será a primeira edição do fórum de planejamento e discussão sobre o futuro de Teutônia, agendado para o dia 18 de abril do próximo ano. “Com a participação dos associados e lideranças, precisamos olhar Teutônia daqui para frente, o que queremos, propondo algumas frentes de trabalho. Inclusive, podemos avaliar a realização de eventos com a participação dos candidatos ao Executivo Municipal nas próximas eleições. A expectativa é que esse trabalho passe a ser anual, com atualização constante, algo ‘vivo’ na Diretoria e na entidade”, anunciou Carina.
Outra atividade prevista é a realização de missão empresarial teutoniense a Minas Gerais, em setembro, a exemplo do que já ocorreu em outro ano para Curitiba. “É uma oportunidade de aprendizado diferenciada e de muita troca”, explicou.
Em 2024 a CIC também festeja 25 anos e, para isso, o 11º Jantar-Baile da entidade já tem data marcada: 30 de novembro, com momento especial na virada da noite, uma vez que o aniversário é celebrado no dia 1º de dezembro.
Também no próximo ano deve ser iniciado o projeto da Arena CIC, complexo esportivo e multiuso a ser erguido na área aos fundos do prédio principal. “É um sonho que começa a sair do papel, num projeto maior, de longo prazo. Mais um espaço que estará disponível aos nossos associados e comunidade, aproveitamento de área com geração de receita”, concluiu.
Por fim a entidade ainda reconheceu os diretores com o Destaque Engajamento, valorizando a participação dos membros da Diretoria nas atividades da CIC. “Agradecemos a todos pelo trabalho. Nosso desafio é seguirmos todos emprenhados e engajados”, finalizou o presidente Renato Scheffler, também parabenizando a equipe de funcionários pelo trabalho sério e comprometido.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester