Telefone e WhatsApp: 51 3762-1233

CIC Teutônia leva demandas sobre estacionamento ao Conselho de Trânsito

Compartilhe este post:

A CIC Teutônia encaminhou ao Conselho Municipal de Trânsito de Teutônia um conjunto de demandas recebidas de associados sobre a dificuldade de estacionamento em áreas de maior fluxo comercial do município. Antes da interlocução, a entidade vinha recebendo manifestações de empresários e realizou uma pesquisa pontual na Rua Capitão Schneider, ampliando as observações para a Rua Major Bandeira. O levantamento reuniu respostas de 19 das 26 empresas associadas da via, entre 26 e 30 de setembro de 2025, e consolidou sugestões para mitigar a pressão por vagas e melhorar a rotatividade no entorno do comércio.

Entre as contribuições dos participantes estão: o estudo de terrenos públicos e privados próximos que possam ser adaptados como bolsões de estacionamento, com eventual incentivo do poder público; a avaliação específica do trecho da Rua Major Bandeira, nas imediações da Caixa Econômica e do hospital, considerando a futura UTI e a possibilidade de adotar sistema rotativo de curta permanência (“pisca-alerta”), além de a campanha de sensibilização para que proprietários e funcionários usem ruas laterais, sem comércio, para estacionar; e a criação de uma comissão de estudo envolvendo a Prefeitura, empresas das ruas mais impactadas, órgãos de fiscalização e a própria CIC, para alinhar medidas preventivas e planejar soluções sustentáveis.

O representante titular da entidade no Conselho, Diogo Fernando Dickel, relatou os principais pontos levantados e apresentou os resultados da pesquisa com lojistas da Rua Capitão Schneider, além de trazer relatos sobre a Rua Major Bandeira, no bairro Languiru, na última reunião do Conselho Municipal, ocorrida em 8 de outubro.

Durante o encontro, o colegiado registrou que, por ora, há um acordo com a Brigada Militar, responsável pela fiscalização, para não ampliar áreas de estacionamento rotativo, diante da limitação de efetivo para garantir a devida fiscalização. O subsecretário do Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Marco Antônio Franck, acrescentou que a recente contratação de um engenheiro de tráfego tem como objetivo elaborar alternativas que serão submetidas à população em assembleias públicas, para a escolha das medidas que melhor atendam ao interesse da maioria, iniciando pela análise de viabilidade de implantar e ajustar um novo modelo de estacionamento nas regiões de maior movimento de veículos do município.

“A CIC Teutônia seguirá ouvindo as demandas dos associados sobre o tema, mantendo o papel de representatividade da entidade, recolhendo contribuições e colaborando com o poder público para a construção de medidas que conciliem mobilidade, segurança e vitalidade econômica nas regiões de maior circulação do município”, afirma o vice-presidente do Comércio, Robson Luis de Souza.

Texto e foto: Comunicação CIC Teutônia

Logo CIC Teutônia header

Escolha com quem quer falar:

RECEPÇÃO:

Fale conosco!

FINANCEIRO:

Fale conosco!

COMERCIAL:

Fale conosco!

EVENTOS:

Fale conosco!

Polo EAD Univates:

Teutônia