Aportes financeiros em capacitações e consultorias possibilitam descontos para empresas que buscam qualificação
No mês de março foi constituído o Comitê Temporário para Enfrentamento dos Impactos Econômicos da Covid-19 em Teutônia, coordenado pela CIC Teutônia, com envolvimento da sua Diretoria e vice-presidências do Comércio, da Indústria e de Serviços, entidades e cooperativas, Poder Público Municipal e lideranças locais. A união de esforços é a base do trabalho desenvolvido. Desde a sua constituição, os integrantes do Comitê têm se reunido semanalmente com o intuito de planejar e colocar em prática ações que venham ao encontro das necessidades da classe empresarial teutoniense em tempos de pandemia.
Plano de ações
Nesses dois meses, diversos projetos já integram o plano de ações e, outros, estão sendo estruturados. Destaque para a preparação dos negócios à transformação digital, incentivando a participação de associados da CIC no Programa Alavancagem Empresarial do Sebrae e a busca de recursos em forma de auxílio às empresas participantes; desenvolvimento de campanha de incentivo ao consumo nas empresas locais, adiantando datas importantes do segundo semestre, como o Natal, e antecipando promoção com sorteios entre os consumidores; criação de portal de vendas coletivo, aproveitando a ferramenta Sicredi Conecta por parte das empresas do comércio, serviços, indústria e agronegócio; e campanha que estimula a utilização do PIX para pagamentos em diversos setores econômicos, valorizando a nova tecnologia.
O grupo ainda sugeriu atividades que devem ingressar no plano de ações do Comitê, como campanha com foco na prevenção à saúde, apresentação de linhas de crédito para pequenas empresas, elaboração de campanha de auxílio ao Hospital Ouro Branco, oferta de treinamento e consultoria focada em gestão financeira e constituição de fundo rotativo.
Plano de capacitação e consultorias
O Comitê também detalhou plano de capacitação e consultorias, planejamento que prevê seis treinamentos:
ESTRATÉGIAS DIGITAIS – Nos dias 21 e 22 de junho e 23 e 24 de junho, haverá duas turmas do curso que foca o novo mercado digital, com orientação da instrutora Larissa Scherer. Com seis horas de duração, a formação será gratuita a partir de aporte financeiro do Poder Executivo Municipal.
PLANO DE ALAVANCAGEM EMPRESARIAL – A partir de mapeamento das necessidades das empresas desenvolvido pelo Sebrae/RS, serão ofertados curso de gestão do fluxo de caixa e capital de giro; marketing digital na prática; identificação e acesso a novos mercados; e modelagem de negócio. Todos contam com aporte de 90% do Sebrae no investimento dos participantes e desconto extra concedido às empresas associadas ao Sicredi. A carga horária é variada.
COMO ATINGIR O SUCESSO EM VENDAS – Com quatro meses de duração, a formação busca mapear e ajustar o processo de vendas, além de estimular o desenvolvimento de líderes em vendas, focado no aumento da produtividade. A formação conta com o aporte financeiro dos patrocinadores Languiru e Certel, cujo valor auxilia para a redução do valor do investimento por participante.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester