Whatsapp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

Dia da Indústria – Impactos psicológicos da pandemia abordados em palestra online

Dia da Indústria – Impactos psicológicos da pandemia abordados em palestra online

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

No dia 18 de maio ocorreu a terceira live do evento alusivo ao Dia da Indústria, programação especial idealizada pela Diretoria da Indústria da CIC Teutônia com o patrocínio das cooperativas Languiru, Certel e Sicredi. Na oportunidade foi apresentada a palestra “O impacto psicológico da pandemia: como lidar com isso nas organizações”, com a especialista em Psicologia Organizacional, Keidi Masera, que conduz projetos de inovação no Sesi. O evento teve a participação de mais de 220 internautas pelas redes sociais da CIC.

Especialista em Psicologia Organizacional, Keidi Masera, que conduz projetos de inovação no Sesi, abordou o tema “O impacto psicológico da pandemia: como lidar com isso nas organizações” (Foto: Divulgação CIC Teutônia / Reprodução)

Desafios

O mundo corporativo foi muito impactado. Profissionais das áreas de RH e líderes se viram diante de inúmeros desafios, tendo que se reinventar para conseguir enfrentar a situação e mudanças impostas, exigindo uma postura muito mais humana e empática. “O contexto atual coloca as pessoas como o centro de tudo. O papel do líder também foi reconstruído, indo muito além de inspirar e influenciar as equipes”, enumerou.

Dificuldades como a ansiedade, a depressão e os altos níveis de estresse pautaram algumas das falas da palestrante. “Somos seres sociais, precisamos conviver em comunidade, fazer trocas, conversar; o abraço faz muita falta, as restrições do isolamento social também geram impacto significativo no bem-estar das pessoas. As pessoas mudaram de rotina e de ritmo, as cobranças e carga de atividades também mudaram. Os efeitos na saúde mental ainda são imensuráveis”, adiantou Keidi.

Estratégias

Inúmeras estratégias que podem ser adotadas pelas organizações foram apresentadas, entre elas a valorização da comunicação como peça fundamental, oportunizando espaços de escuta para a empresa se manter o mais próximo possível do funcionário; cuidar, escutar e estimular para que as pessoas se mantenham ativas e em contato com outros colegas; promover um olhar mais humanizado, realmente querer entender o que as pessoas estão sentindo; espaços para conversar além dos aspectos técnicos de trabalho, reforçando vínculos de confiança com seus times.

“Manter uma equipe motivada e engajada não é uma tarefa fácil, imagine nesse cenário mais complexo. Importante valorizar e reconhecer um bom trabalho, adotar o comportamento positivo, celebrar conquistas, incentivar trabalhos em equipe, atitudes que ajudam a reduzir níveis de estresse e reforçam a autoestima das equipes”, frisou, valorizando o observar, o escutar e o aproximar.

Keidi também citou serviços oferecidos pelo Sesi e ferramentas que podem auxiliar, como aplicativos de telemedicina, além de estratégias de constituição de comitês de acompanhamento multidisciplinar, adoção de práticas de trabalho híbrido, palestras e vídeos online sobre gestão do tempo e organização, até empréstimos consignados em folha e ajuda de custo mensal, “várias formas de atuar para minimizar os impactos na saúde mental”.

Programação

O encerramento do 2º evento alusivo ao Dia da Indústria será no dia 25 de maio, com o Painel da Indústria, que terá a apresentação de iniciativas de sucesso e ações decisivas de empresas locais para o enfrentamento do cenário atual adverso e visando o futuro. Participam as empresas Águia Comercial, Cervejaria TeutoBier, Cooperativa Languiru, Fell Esquadrias e Speciale Chocolates Artesanais, além da Administração Municipal, representada pelo prefeito Celso Aloísio Forneck, para falar da importância da indústria na economia local.

A transmissão inicia às 19h15min. Mais informações pelo e-mail vendas@cicteutonia.com.br ou pelo WhatsApp (51) 99538-5080.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .