No evento, a CIC, celebrou a conquista histórica de 603 associados.
Nesta quarta-feira, 20 de agosto, a CIC Teutônia promoveu mais uma edição do seu tradicional Almoço Empresarial, reunindo cerca de 80 participantes no auditório da entidade. O encontro teve como tema “Empresas, Estado e Estratégia: O Modelo Chinês em Perspectiva”, conduzido por Fernando Röhssig, Conselheiro de Administração e Diretor Geral do Grupo Medical San.
O presidente da CIC Teutônia, Jairo Sperotto, destacou na abertura a importância do associativismo e da troca de experiências entre empresários. “Esses encontros são oportunidades de conexão e aprendizado. Ao estarmos juntos, fortalecemos relacionamentos, abrimos espaço para parcerias e geramos novas oportunidades para nossa comunidade empresarial”, afirmou, lembrando também a intensa agenda de atividades da entidade, que na última semana realizou com sucesso a 5ª Teutofrangofest e, já na próxima, terá um Café da Manhã Empresarial.
Durante o evento, a diretoria e equipe da CIC também celebraram uma importante conquista institucional: a entidade alcançou a marca de 603 associados. O número reflete a confiança do empresariado local e regional na atuação da CIC, que segue firme no propósito de fortalecer o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento.

Na palestra, Fernando Röhsig aprofundou a discussão sobre o modelo chinês de governo e economia, definindo o país como um “regime comunista com sistema econômico capitalista”. Ele alertou para a existência de duas Chinas: a “externa”, vendida para o mundo, e a “interna”, real, dos bastidores.
Röhsig enfatizou a magnitude demográfica e urbana da China, com 1,4 bilhão de habitantes e cidades maiores que São Paulo, ainda pouco conhecidas por aqui, além da capacidade de controle estatal sobre comunicação e infraestrutura. Destacou que metade das 500 maiores empresas globais já são asiáticas e projetou que, até 2030, a Ásia concentrará 65% da classe média mundial e 40% do consumo global.

Ele também abordou desafios: a queda do PIB e da população, o alto custo para formar família e os 90 milhões de imóveis prontos e vazios, número que supera o total de residências no Brasil, fatos pouco divulgados no ocidente, mas que impactam o futuro econômico chinês. Além disso, Röhsig observou a guerra comercial entre EUA e China, e como o Brasil, que poderia negociar com ambos, muitas vezes é afetado pela política internacional, e quem acaba arcando com os custos são as empresas brasileiras.
Ele também trouxe para a pauta o setor da saúde estética, no qual o Grupo Medical San atua com protagonismo, destacando números expressivos do mercado brasileiro, como os mais de 500 mil profissionais da área de estética, 380 mil dentistas e 40 mil dermatologistas. Para ele, esse cenário representa não apenas oportunidades de crescimento, mas também a necessidade de inovação constante e de políticas que dialoguem com a realidade empresarial.

Os Almoços Empresariais de 2025 contam com o patrocínio de: Certel, CLS Contabilidade e Assessoria, Colégio Teutônia, Cresol, Dinda Card, Fabricato Pré-Moldados, Reinigend, Sicredi Ouro Branco, Terraplanagem Teutônia, TeutoAço, Univates e Zart Supermercados, além do apoio do Grupo Popular e do Informativo Regional.
TEXTO E FOTOS – Fernanda Thaís Kolling/Comunicação CIC Teutônia