Whatsapp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

Festa de Maio 2021

Comissão organizadora visita empresas teutonienses e apresenta projetos culturais de captação de recursos

Evento está programado para o período de 26 a 30 de maio

No dia 24 de maio de 2021, Teutônia comemora seu 40º aniversário de emancipação política-administrativa. Para marcar a data, o município segue com o planejamento da sua tradicional Festa de Maio, cuja edição prevista para 2020 acabou adiada em virtude da pandemia.

Numa organização da CIC Teutônia e da Administração Municipal, o evento do próximo ano promete programação singular e especial, uma nova experiência para visitantes, expositores e comunidade em geral.

Programada para o período de 26 a 30 de maio, no Centro Municipal de Eventos, são esperados mais de 200 expositores para as feiras e exposição comercial, industrial e agropecuária, destacando a força produtiva do Vale do Taquari. Além disso, vasta programação de shows e eventos culturais está sendo preparada.

Captação de recursos

No mês de dezembro, comitiva composta por diretores da CIC Teutônia com a participação do prefeito e vice-prefeita eleitos, Celso Forneck e Aline Röhrig Kohl, iniciaram roteiro de visita a empresas instaladas em Teutônia, que se destacam pela geração de ICMS, para apresentar projetos culturais de captação de recursos via Lei de Incentivo e Fundo Pró-Cultura RS (LIC) e Rouanet. Esses projetos já haviam sido aprovados para a edição deste ano da Festa de Maio, e foram prorrogados para aproveitamento desses recursos no evento de 2021.

A comitiva iniciou as visitas pelas empresas A Grings S/A, Frigovale Ltda., Reinigend Química do Brasil Ltda., Cerealista Markus Ltda. e Immich Industries Ltda. O plano de mídia contempla patrocinadores nas categorias Master, Ouro e Prata.

LIC – Permite a compensação do valor patrocinado do ICMS devido pelas empresas apoiadoras. A legislação estabelece que o benefício fiscal à empresa patrocinadora será de 100% do valor repassado ao projeto, com depósito de 10% na conta do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

ROUANET – Empresas enquadradas no Lucro Real podem doar 4% do Imposto de Renda devido. Pessoas Físicas podem doar até 6%.

Valorização local

“As visitas às empresas junto com a nova Gestão Municipal têm sido uma experiência muito produtiva à CIC. Ao apresentarmos as ideias centrais da Festa de Maio para as comemorações dos 40 anos de Teutônia, aproveitamos a oportunidade para também ouvir as demandas da classe empresarial”, destaca o presidente da CIC, Airton Roque Kist.

“Há algum tempo não conseguíamos aprovar os dois projetos (LIC e Rouanet) para a Festa de Maio. É uma conquista importante, que nos possibilita aproveitar o que está disponível nos projetos e reduz a necessidade de aporte de verba pública. O foco é buscar esse recurso aprovado com empresas de Teutônia, valorizando contribuintes de ICMS local, enaltecendo a nossa economia”, destaca a diretora executiva da entidade, Carina Schulte Bolfe.

Parceria

A vice-prefeita eleita, Aline Röhrig Kohl, parabeniza a CIC pela organização e envolvimento com a Festa de Maio, valorizando a parceria entre a Municipalidade e a entidade empresarial já no primeiro ano de mandato da nova Administração Municipal. “Vamos valorizar o nosso povo e, por isso, o foco está também no incentivo à participação das empresas teutonienses, a fim de estimular a economia local. O cenário ainda é imprevisível, mas não podemos deixar esta data tão importante, que marca os 40 anos da história emancipacionista, de muito trabalho do povo teutoniense, passar em branco. Por isso devemos estar preparados e organizados.”

Receptividade

“Nos impressionou positivamente a calorosa receptividade que tivemos por parte das empresas e a imediata intenção em colaborar, cada um dentro das suas possibilidades, o que nos leva ao compromisso da boa aplicação desses recursos, para que a comunidade como um todo realmente se sinta beneficiada por esse incentivo”, referendou o prefeito eleito, Celso Forneck.

Ele igualmente valoriza as leis de incentivo. “São de extrema importância. Havendo esse aporte financeiro, ele acaba sendo aplicado em atividades locais sem causar grande ônus às empresas e ao Poder Público, incentivando assim o desenvolvimento cultural regional.”

Diante das incertezas impostas pela pandemia, Forneck reforça a valorização local. “Esse fenômeno nos levou a estimarmos cada vez mais o olhar para dentro da nossa comunidade e do contexto familiar. Por isso, desde o início das tratativas sobre a dimensão das festividades do aniversário de 40 anos de Teutonia, ficou estabelecido que deveríamos ter esse olhar para as nossas empresas e para as atividades culturais da nossa localidade, o que também foi muito bem recebido pelas empresas que visitamos”, conclui

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

LEGENDA DAS FOTOS – Comitiva iniciou as visitas pelas empresas A Grings S/A, Frigovale Ltda., Reinigend Química do Brasil Ltda., Cerealista Markus Ltda. e Immich Industries Ltda.

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação CIC Teutônia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .