Cerca de 70 pessoas participam da imersão “Como dobrar a sua venda” organizada pela CIC Teutônia nesta terça-feira (20), das 8h às 20h. Ministrado pelo criador e sócio do “Empreenda-se”, Vanicir Stefanoski, responsável pelo estudo de mais de 1,1 mil empreendedores e 350 consultorias nos últimos 12 anos, tendo treinado mais de nove mil clientes nos últimos cinco anos, o curso traz um passo a passo para auxiliar os participantes a influenciarem e persuadirem com o uso da ferramenta do WhatsApp.
Entre os assuntos abordados estão dicas de prospecção diferenciadas para captar clientes; segredos para não perder tempo; orientações da primeira abordagem ao fechamento, com segmentação assertiva; construção de mentalidade vencedora; funcionamento da mente humana (como ela decide e como aprofundar os níveis de consciência); scripts possíveis para cada um desses passos; e como utilizar a inteligência artificial para vender mais no WhatsApp e melhorar os processos comerciais.
“Vendedores não conseguem os resultados que desejam pelo fato de que 70% não tiveram treinamento; 40% são comunicadores ruins; 60% possuem líderes fracos; e a falta de atitude representa 90%. Alguns têm tudo isso”, enumera Stefanoski.
O instrutor fala da técnica da venda antes da venda, que considera 50% como ler o contexto, entender o que é e para quem está respondendo; 40% conhecer o produto/serviço, quanto mais se sabe sobre o que se vende, mais confiante e mais argumentos; e 10% técnica, não menos importante e que ensina como a mente reage. “Segmentar clientes em vendas pelo WhatsApp é uma estratégia fundamental que permite direcionar mensagens e ofertas específicas, aumentando a conversão. Ao personalizar suas abordagens, as interações são mais eficazes e satisfatórias para o consumidor, cria vínculo com o cliente, gera confiança e fidelidade à marca. A segmentação também possibilita mensurar e analisar resultados”, explica.
Ele sugere a segmentação em cinco categorias: urgência (10%), aquele que começou ou vai começar a comprar e ainda não possui um histórico para segmentar; prioridades (60%), que compra frequentemente, fiel, cliente top; potencial (20%), que apresenta grandes possibilidades, mas ainda compra mais na concorrência por não conhecer ou confiar em você; problema (10%), que raramente compra, mas solicita orçamento, mantém contato com frequência para pedir ajuda ou demanda energia exagerada para cobrança; e demitido (0%), que foi um cliente problema e que, depois de avaliado, decidiu-se abandonar ou que não paga as contas.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester