Na quinta-feira (25) a CIC Teutônia realizou a quarta edição do Almoço Empresarial em 2024. Com o tema “Desafios e oportunidades da jornada empreendedora”, foi apresentado o case da Aeromot, uma das maiores empresas de tecnologia aeronáutica do país, especializada em venda de aeronaves, peças e componentes, manutenção aeronáutica e soluções para missões empresariais. A palestra foi ministrada pela sócia da empresa e diretora da Federasul, Cristiane Cunha.
A empresa gaúcha, com sede em Porto Alegre, possui 57 anos e foi adquirida pela família de Cristiane em 2007. Atualmente é uma das poucas empresas no Brasil, além da Embraer, a produzir aeronaves.
A administradora destacou o desafio da inovação e do empreendedorismo em um setor com fortes regulamentações. “Nossa missão é resolver o problema do cliente. Crescemos com essa cultura. Quando houve a sucessão da empresa, logo compreendemos o que queríamos e nosso objetivo, hoje, é democratizar a aviação no Brasil, tornando-a mais acessível e facilitando a conexão entre as pessoas, especialmente onde voos não chegam”, explicou Cristiane.
O Brasil, segundo a palestrante, conta com a segunda maior frota de aeronaves no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. No entanto, há três mil aeroportos no Brasil, enquanto que nos EUA são 19 mil. “Se pensarmos nossa geografia, vejam quantas oportunidades temos para fomentar e crescer em outras regiões”, refletiu.
Ela explicou que há um crescimento de pelo menos 6% na aviação geral mundial. Em contrapartida, a formação de profissionais decaiu 4%. “Os que restam estão sendo ‘exportados’. Um grande desafio no Brasil é competir com empresas estrangeiras que pagam o mesmo, mas em Dólar”, lamentou, apontando que uma cidade com aeroporto é responsável pelo desenvolvimento de, ao menos, 30% do entorno onde está instalado.
Desafiar-se todos os dias
Quanto aos processos da empresa, Cristiane reforçou que as pessoas passam por desafios diariamente. Convidou a plateia a refletir sobre qual a missão de cada um nas empresas que chefiam ou com as quais colaboram. “Estar conectado com o que se acredita faz toda diferença, até na energia para fazer as coisas”, contou.
E isso leva, segundo ela, a pensar no engajamento dos colaboradores, enfatizando que, para prosperar, é essencial saber no que cada profissional é bom e manter um ambiente onde as pessoas possam ser criativas e empreendedoras. “Estamos inovando dentro de um mercado que já conhecemos e dominamos, criando outras oportunidades de negócio que podem complementar todo esse sistema”, citou.
Os Almoços Empresariais da CIC Teutônia contam com o patrocínio de Certel, Colégio Teutônia, Dinda Card, Fabricato Pré Moldados, Reinigend, Sicredi, Zart Supermercados e Univates, com o apoio de Grupo Popular.
TEXTO – Camille Lenz da Silva e Leandro Augusto Hamester