WhatsApp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

Serviço de consulta de crédito auxilia associados da CIC Teutônia a evitar inadimplência

Compartilhe este post:

No período de pagamento do 13º salário, festas de fim de ano e férias, muitas famílias procuram regularizar sua situação no que diz respeito às dívidas na praça, com as empresas também atentas às dificuldades na concessão de crédito aos seus clientes. Indicador da CDL Porto Alegre aponta que a inadimplência apresentou evolução no Estado. Apesar de leve recuo no mês de outubro, os índices permanecem em patamares elevados, especialmente quando comparados com o mesmo período de 2022. São 2,595 milhões de gaúchos negativados. A inadimplência de Pessoas Jurídicas (PJ) no RS somou 14,39% no mês de outubro. Com base no Mapa das Empresas, a estimativa de negativação de CNPJs no Estado chega a 207.848.

Como alternativa que pode contribuir para a regularização, o Governo Federal apresentou o programa Desenrola Brasil. Paralelamente a isso, houve queda de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, o que também tem influência na dinâmica da inadimplência, mas cujo resultado deve levar até 12 meses, entrando em 2024.

O Indicador de Inadimplência da CDL POA é elaborado pelo Núcleo Econômico da entidade, tendo por objetivo medir mensalmente esse índice entre os consumidores e as empresas, tomando por base os dados restritivos de crédito, cheque, protesto ou ações judiciais computados pelo SCPC.

Em Teutônia o serviço de SCPC é disponibilizado pela CIC. Estatísticas locais dão conta de que nos meses de outubro e novembro (até o dia 20) foram realizadas 4,8 mil consultas de saúde financeira no município, apresentando média de 26,8% de inadimplentes. No mesmo período também houve inclusão de inadimplentes no sistema superior a 45% e exclusão média de inadimplentes do sistema nesses dois meses superior a 52%.

Num comparativo aos dados estaduais, da capital e de Teutônia, considerando o período de 01 de setembro a 01 de outubro, o interior do Estado leva 200 dias para o registro de inadimplência a partir da data de vencimento. Em Porto Alegre esse número reduz para 73 dias e, em Teutônia, é de 115.

Por outro lado, o percentual de exclusões até 30 dias do registro é de 29,65% para o interior; 50% na capital; e 15,43% em Teutônia. Mais um dado disponibilizado dá conta de que 23,65% das exclusões são anteriores à divulgação do registro no interior; 39,16% em Porto Alegre; e 11,7% em Teutônia.

A CIC Teutônia disponibiliza o serviço de consulta ao SCPC. O intuito é auxiliar seus associados na hora da venda, oportunizando mais segurança e minimizando riscos nas operações de crédito e recebimento de cheque. As consultas podem ser feitas via internet no site www.cicteutonia.com.br, informando usuário e senha; ou por meio do telefone da CIC, (51) 3762-1233, informando código e senha. Contate a entidade para mais informações.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .