Todo grupo diretivo da CIC Teutônia foi convidado a participar de reunião inicial para tratar do levantamento de demandas e elaboração de documento com as principais bandeiras da entidade, material a ser apresentado aos candidatos nas Eleições Municipais de 2020. A reunião virtual ocorreu no dia 21 de julho.

Num primeiro momento o grupo recuperou pleitos sugeridos na eleição anterior, elencando o que de fato foi atendido, como ações relacionadas à Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e à Central do Empreendedor; auxílio às empresas locais; investimentos no Distrito Industrial; instalação do sistema de videomonitoramento; fiscalização quanto à regularidade das empresas instaladas no município; calendário de reuniões com a Municipalidade; e parceria com a Administração Municipal na organização de eventos.

Reunião virtual com a participação de diretores administrativos e executivos da entidade empresarial ocorreu no dia 21 de julho (Foto: Divulgação CIC Teutônia)

Entre as solicitações pendentes ou não concluídas nos últimos quatro anos, os diretores mencionaram a não revisão do Plano Diretor; os entraves no desenvolvimento da Escola Técnica do Senai; necessidade de mais incentivos para qualificação da mão de obra; construção de palco e ampliação do parque de eventos; planejamento da decoração natalina; ações para o embelezamento do município; registro de inadimplentes com dívida ativa no Município no SCPC; e planejamento e proposições do Projeto Teutônia 2020.

Os diretores também avaliaram números como população, pirâmide etária, salário médio mensal dos trabalhadores formais, níveis de educação, PIB per capita, índices da saúde e Meio Ambiente, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e outros dados disponibilizados pelo IBGE e Censo Agropecuário. A evolução da CIC nos últimos quatro anos igualmente foi analisada.

Diagnóstico e mapeamento das demandas

De posse dessas informações, a entidade define áreas prioritárias, tomando por critérios benefício, urgência e tendência. Todas essas demandas, antigas ou novas, devem ser documentadas e apresentadas aos candidatos ao Executivo Municipal durante evento, além de publicadas no site da CIC. A entidade ainda pretende monitorar a execução desses pleitos.

Até o prazo de 15 de agosto o grupo diretivo poderá propor ações e demandas em diferentes áreas, como infraestrutura e transporte, educação, saúde, habitação, saneamento básico, cultura e turismo, gestão, segurança, assistência social, trabalho, esporte e agricultura.

Após o levantamento de demandas junto aos diretores das diferentes pastas, a conclusão da cartilha está programada para o fim do mês de agosto.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester