“Privilégio é realmente desperdício de dinheiro”
Deputada federal Any Ortiz conversa com empresários em evento da CIC Teutônia
Cerca de 80 pessoas participaram da 3ª edição do Almoço Empresarial da CIC Teutônia em 2023, realizado nesta sexta-feira. Tendo por local o Auditório 03 da entidade, a pauta “Combate aos privilégios: uma luta que deve envolver a sociedade” foi abordada pela deputada federal gaúcha Any Ortiz
A parlamentar falou dos projetos que acabaram com a pensão vitalícia paga aos ex-governadores do Rio Grande do Sul e com a aposentadoria especial dos deputados estaduais, além da lei aprovada pela Assembleia Legislativa incluindo o ensino de Educação Financeira nas escolas do Estado. “Sempre trabalhei para termos um Estado e um país mais iguais, e não somente em termos de recursos. Esses projetos são mais que uma questão de economia, entendo que, embora todos tenham sido legitimamente eleitos, isso não os dá o direito de que a população os sustente por toda vida”, explicou.
Envolvimento
A deputada defendeu que a sociedade como um todo participe mais ativamente da política. “Precisamos estar envolvidos no combate aos privilégios e na política como um todo, participar das discussões. A iniciativa privada, por exemplo, por muito tempo ficou apartada disso, os empresários não queriam se manifestar. Não necessariamente entrar e discutir a política partidária, mas saber o que está acontecendo e se posicionar. Mas, de uns anos para cá, vejo que, cada vez mais, o setor empresarial está envolvido, discutindo, manifestando posicionamento. Precisamos mudar a imagem da política, estimular e ter a participação de pessoas que queiram fazer a diferença, independentemente da idade. Política não se faz somente por partidos políticos e filiados, mas pelo envolvimento das pessoas na sociedade, nas associações e entidades, discutindo o que queremos e, principalmente, o que deve ser feito com o dinheiro dos nossos impostos”, defendeu Any.
Ela também falou do atual cenário econômico. “Precisamos estabilidade política para que a estabilidade econômica venha no mesmo caminho. Precisamos defender quem empreende, produz, gera empregos e renda. Precisamos criar no país e no Estado um ecossistema favorável aos investimentos”, argumentou.
Privilégios
A parlamentar sublinhou que as decisões no âmbito político não devem ser uma troca de favores. “O voto dos parlamentares não pode ser trocado por emendas. As decisões devem ser tomadas baseadas nas convicções e conforme a necessidade da sociedade. O país está percorrendo um caminho complicado e tênue. Precisamos entender que algumas situações ferem o princípio da impessoalidade, devemos estar atentos e preocupados com o futuro do país, alguns limites estão sendo ultrapassados”, disse.
Any também detalhou dinâmicas de votação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. “Há projetos importantes, de interesse da população, que não estão sendo devidamente discutidos, como é o caso da Reforma Tributária, algo que impacta a todos. Privilégio é realmente desperdício de dinheiro.”
Educação financeira
Para a deputada, a educação financeira como conteúdo obrigatório em todas as escolas é uma grande mudança para o futuro. “Assim construímos gerações mais críticas, conscientes e responsáveis em relação às finanças da casa e dos negócios, um novo olhar das pessoas com relação ao setor público, aos governos, aos pagadores de impostos e contribuintes. É preciso desmistificar que o governo dá alguma coisa para alguém, ele apenas devolve, é obrigação dele que esse dinheiro retorne. As pessoas precisam de independência e liberdade para que não vivam do paternalismos e de interesses de governos. Dinheiro público não é dinheiro de ninguém e deve ser bem investido”, concluiu, respondendo perguntas do público.
Representatividade
O presidente da CIC, Renato Lauri Scheffler, falou do papel de representatividade da entidade empresarial. “Defendemos quem empreende, trabalha, gera empregos e renda. Que possamos ser empreendedores e fazer o necessário pelo desenvolvimento. Temos muitos entraves que nos impossibilitam de avançar, mesmo que a sociedade como um todo seja beneficiada com esse desenvolvimento”, alertou.
A próxima edição do Almoço Empresarial está agendada para o dia 13 de julho, com a jornalista Magda Beatriz, apresentadora do “Atualidades Pampa”, que irá abordar o tema “Olhar no papel e olhar na câmera”. O evento conta com o patrocínio de 3F1B Móveis Estratégicos, Marcauten Registro de Marcas, Certel, Reinigend, Colégio Teutônia, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Unimed VTRP e Univates, com o apoio de Grupo Popular.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester