Evento da CIC Teutônia ocorreu nesta quarta-feira e reuniu cerca de 80 pessoas
Nesta quarta-feira (27) a CIC Teutônia realizou a penúltima edição do Almoço Empresarial de 2024. Tendo por local o Auditório 03 da entidade, o evento contou com a presença de cerca de 80 pessoas para a palestra da reitora da Univates, Evania Schneider.
Ela tratou do tema “Liderança exponencial – como tornar-se um líder na sociedade contemporânea”, focando na capacidade de inspirar e guiar equipes em um ritmo de inovação, adaptabilidade e crescimento, utilizando o pensamento disruptivo para multiplicar resultados. “Tornar-se líder na sociedade contemporânea exige adaptação constante às mudanças. Toda vez que passamos por disrupções também passamos por uma espécie de desordem da sociedade, saindo de um estágio em que estávamos acostumados com as coisas que aconteciam de uma determinada forma e, de repente, muito rapidamente, as coisas se transformam”, contextualizou Evania.
A reitora falou de dois conceitos para as características da sociedade. “Um deles é do fim dos anos 80, que é o ‘Mundo VUCA’, marcado por uma sociedade volátil, incerta, complexa e muito ambígua, por vezes sem saber em que caminho seguir; e outro o ‘Mundo BANI’, com o advento da pandemia, que trata de um mundo frágil, ansioso, não-linear, em que não conseguimos mais projetar as coisas, um mundo mais incompreensível”, elencou.
Liderança exponencial
Considerando esse contexto de variáveis do mundo contemporâneo, Evania mencionou algumas características para a liderança exponencial na atualidade. “É preciso trabalhar com liderança em escala, em que conseguimos de fato fazer com que a equipe como um todo consiga se desenvolver muito rapidamente. Também é necessário ter muita consistência e persistência, sabendo que vamos passar por vários problemas, enfrentar condições muito complexas e que precisamos aprender constantemente. Por isso consistência é uma palavra chave nessa liderança exponencial”, sugeriu.
Habilidade
Quanto às habilidades da liderança, ela citou algumas características que considera essenciais, sugerindo que saibamos desenvolver habilidades aproveitando as oportunidades. “É muito importante que esse líder saiba o que ele deseja para sua vida, ter um propósito claro e que as pessoas consigam perceber, precisa criar o caminho e definir uma visão de futuro para ele e para a organização que lidera; precisa conquistar a confiança e o respeito das pessoas, numa relação de influência verdadeira, de uma liderança que é seguida pelo exemplo, que as pessoas confiam pelo fato de que ele diz e faz o que diz, ser inspiração para a equipe; precisa possibilitar que a equipe se desenvolva e, quando nos referimos à eficiência e eficácia, trabalhar com a questão da meritocracia, com o reconhecimento às pessoas”, enumerou.
A palestrante ainda mencionou como fundamentais a cultura de inovação, a conexão com as tecnologias e as tendências que constantemente mudam o mercado; a tomada de decisões em condições complexas; acreditar e saber fazer diferente; e compartilhar vitórias. “Vivemos com uma geração que quer, cada vez mais, o reconhecimento por aquilo que conseguimos conquistar”, concluiu Evania.
Próxima edição
O último Almoço Empresarial da CIC Teutônia em 2024 está agendado para o dia 12 de dezembro, às 11h45min, com a tradicional apresentação sobre cenários e perspectivas para a economia no próximo exercício. Serão analisados os principais indicadores da economia, o momento do ciclo econômico global e os seus reflexos na economia brasileira, cenários e perspectivas para os principais mercados e variáveis econômicas e financeiras.
O tema será apresentado pelo economista e doutor em Economia Aplicada, André Nunes de Nunes, economista-chefe do Sicredi.
O investimento é de R$ 75,00 por participante associado à CIC e de R$ 90,00 para os demais interessados. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992.
Os Almoços Empresariais da CIC Teutônia contam com o patrocínio de Certel, Colégio Teutônia, Dinda Card, Fabricato Pré Moldados, Reinigend, Sicredi, Zart Supermercados e Univates, com o apoio de Grupo Popular.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester