Jairo Sperotto assume a presidência com foco na união regional e no fortalecimento do associativismo
“Recebo com orgulho e responsabilidade a missão de conduzir a CIC Teutônia pelos próximos dois anos. Nosso compromisso é fortalecer ainda mais a representatividade, a união regional e o associativismo, mantendo a proximidade com nossos quase 600 associados e oferecendo soluções relevantes para o meio empresarial”, afirmou Jairo Sperotto, presidente eleito da CIC Teutônia para a gestão 2025-2026.

A nominata ainda conta com a vice-presidente Caroline Immich, da Bella Luna Aromas; vice-presidente da Indústria, Diogo Fernando Dickel, da Teutoaço, e seus pares setoriais Lício João Sulzbach, da Cooperagri, Elaine Hollmann, da Gráfica Dallas, Janara Cerutti Kettermann, da American Nutrients, Luis Carlos Brentano, da Certel Artefatos de Cimentos e Sheila Aline Naitzel Rodrigues, da Esquadrias Erinai; vice-presidente do Comércio, Robson Luis de Souza, do Super Esquinão, e seus pares Marla Bornholdt Teifeld, da Loja Márcia, Daniel Brinckmann da Viévi Automóveis, Fábio Adriano Lautert, da Sabores Alimentos, Bruna Zart, do Zart Supermercados e Claus Henrique Griebeler, da LG Telas e Exaustores; vice-presidente dos Serviços, Fabiane Dentee Wommer, do Colégio Teutônia, e seus pares Taís Altmann da Altmann Contabilidade, Jose Paulinho Brand, do Hospital Ouro Branco, Jeferson Juarez Althaus, do CFC Schneider, Lucas Leandro Brune, do Grupo Popular e Simone Dessoy, da Cooperativa Cresol; tesoureiro Samuel Eduardo Maders, da Cooperativa Certel, e vice-tesoureiro, Claudir Luis da Silva, da CLS Contabilidade. Os titulares do Conselho Fiscal são Maiquéli Josefiaki, da Maison Materiais de Construção, Gilmar Schneider, da Agimotos, e Frederico Adolfo Dahmer, da Ideal Contabilidade; com os suplentes Neori Ernani Abel, da Cooperativa Sicredi, Evair Volnei Brune, da Cooperativa Sicoob, e Paulo Roberto Birck, da Cooperativa Languiru.

Despedida
Despedida Renato Lauri Scheffler, presidente da CIC Teutônia na Gestão 2023/2024, destacou alguns dos desafios enfrentados pela diretoria durante o mandato. “Acreditamos no poder da união e da colaboração, pilares essenciais para todas as ações que realizamos juntos. Este não é um momento de despedida, mas sim de passagem do bastão, com o sentimento de missão cumprida. Agradeço profundamente a todos pela dedicação e pelo engajamento na condução dos projetos e iniciativas que fortaleceram ainda mais a nossa entidade”, frisou. Entre as principais atividades mencionadas estão a formação de novos líderes, a criação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras; a realização do primeiro Fórum Inspirados no Manifesto do Empreendedor Gaúcho; a parceria estratégica com a Univates para instalação do Polo EAD em Teutônia, fortalecendo o vínculo entre educação e o meio empresarial; além da participação ativa em grupos estratégicos em entidades de classe, como a Federasul, Federação AGV e CIC Vale do Taquari. Scheffler ainda expressou seu agradecimento especial aos membros da diretoria, aos colaboradores da CIC, aos meios de comunicação pelo constante apoio, ao Poder Executivo e Legislativo municipais pela parceria, e também à sua família, especialmente à esposa Marlene e à sócia Gicele, pelo suporte durante a gestão. Por fim, desejou sucesso à nova diretoria, destacando a importância da continuidade do trabalho desenvolvido.

Referência
O presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, destacou o carinho especial por Teutônia e pelo Vale do Taquari, ressaltando o papel do associativismo e do empreendedorismo como bases para o crescimento regional. “É uma honra estar aqui. Teutônia é referência em união e espírito comunitário, características que impulsionam o desenvolvimento local. Quero agradecer especialmente ao Renato Scheffler por tudo o que fez pela CIC Teutônia, e desejar muito sucesso ao Jairo Sperotto e à sua diretoria, que assumem agora esse importante desafio”, salientou.

Apoio do Poder Público
O presidente da Câmara de Vereadores, Luias Wermann, destacou a importância da CIC Teutônia para o município. “É uma honra participar deste momento tão significativo. A CIC entrega muito mais que associativismo, ela promove a união entre empresários, poder público e comunidade, gerando recursos que beneficiam diretamente nossa população. Parabenizo Renato Scheffler pela gestão realizada e desejo muito sucesso ao Jairo Sperotto e sua diretoria. Contem com a Câmara de Vereadores nesta jornada”, afirmou.

O prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, reconheceu o trabalho realizado pela CIC Teutônia e destacou a importância do associativismo. “Quero agradecer ao Renato Scheffler pela amizade e pelo trabalho desenvolvido voluntariamente em benefício do município. Sabemos como essa tarefa é desafiadora. Ao Jairo Sperotto e sua diretoria, desejo sucesso e reforço nosso compromisso e parceria enquanto administração municipal. Precisamos nos unir em torno de pautas comuns e continuar investindo na qualificação e na mão de obra local. Contem sempre conosco”, frisou o prefeito.

Assembleia
A Assembleia Geral Ordinária da CIC, no dia 18, destacou prestação de contas, compreendendo relatório de atividades do ano de 2024, demonstrativos contábeis e parecer do Conselho Fiscal; eleição da Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal para o mandato dos próximos dois anos.
Os associados presentes aprovaram por unanimidade as contas da entidade, a nominata de composição da nova diretoria e a fixação da contribuição do quadro social.
TEXTO E FOTOS – Fernanda Thaís Kolling/Comunicação CIC Teutônia