“O que te faz feliz?” foi a reflexão da noite em homenagem ao dia delas
Uma noite só para elas é o que a CIC Teutônia e o Programa Mais Elas, da Rádio Popular, realizaram na quinta-feira (07). A 11ª edição do Dia Internacional da Mulher reuniu 150 participantes no Auditório 03 da entidade empresarial para uma noite de encontros, diversão, entretenimento e muita reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.
A recepção surpreendeu com uma decoração minuciosa, com flores e mimos, elaborada especialmente para celebrar e homenagear o dia delas. E, claro, não poderia faltar o tapete vermelho para a entrada de todas as convidadas. Em um espaço agradável e acolhedor, as mulheres puderam trocar as novidades do dia a dia, reencontrar outras e apreciar boa música com Diana Dick & Sandro Lucas. A dupla apresentou um repertório de clássicos do pop nacional e internacional.
A noite foi comandada pela jornalista, comunicadora, empreendedora e professora Luciana Brune. Com uma comunicação afetiva sem deixar a objetividade, Luciana deu início ao evento com a apresentação das atrações e conduziu no decorrer da noite. Um dos pontos altos foi a aguardada palestra “O segredo da inteligência emocional para as mulheres”, com Ana Cláudia Bitencourt Claudino. A mestre em Gestão Pública e presidente de entidades estaduais, brasileiras e internacionais de organização de eventos envolveu as participantes com uma temática cada vez mais necessária: a inteligência emocional.
Ana é coautora do livro “Empreendedorismo feminino – transformando ideias em negócios, modelos e práticas” e se destaca com seus ensinamentos e dicas em relação à inteligência emocional. Em sua fala foram destacados autoconhecimento, autocuidado, autocontrole e, em especial, “fazer algo que te faça feliz”. Dentre as dicas da noite, enfatizou o agradecer pela vida e a procura por práticas que tragam bem-estar, saúde e felicidade, que considerou como pilares da inteligência emocional. “Você deve virar a chave, procurar algo que goste, seja passear, tomar banho, dançar, ouvir música. Se você não fizer isso, ninguém vai mudar o seu dia. Qual o seu gás? O que te faz ser feliz?”, foi a provocação feita pela palestrante.
Ao relembrar sua trajetória, Ana valorizou o agradecimento diário por estar viva. Os desafios enfrentados pela palestrante foram intensos, porém, ela considera que a força interna é a propulsora das mudanças diárias e essenciais. Em sua conversa com o público, frisou questões femininas, em especial a autovalorização em um mundo que cada vez mais exige das mulheres, sobretudo reconhecer as habilidades e os limites, reforçando como mensagem final a “potência que remete à força e à mudança diária para a transformação da vida”.
A tradicional comemoração pelo Dia Internacional da Mulher também oportunizou momento para brindar e homenagear todas as mulheres. Com suas taças em mãos, foram convidadas ao brinde coletivo e comemorativo. A noite seguiu com muita beleza e diversidade no desfile com as peças das apoiadoras da 11ª edição do evento, trazendo tendências da moda em vestuário e acessórios, encantando as mulheres, especialmente por trazer a diversidade e a inclusão.
O evento contou com o patrocínio master de Certel, Sicredi e Univates; apoio do Núcleo de Mulheres Empreendedoras CIC Teutônia; patrocínio prata de Raízes, Cris Personal Organizer e Lypedepyl; e a parceria no desfile de Atelier Rosmari, Cristal Jóias e Ótica, Loja Márcia, Vivi Modas e Loja Theodora.
TEXTO – Ariana de Oliveira e Leandro Augusto Hamester