WhatsApp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

Ex-presidentes da CIC relatam experiências em viagem a Dubai

Compartilhe este post:

Renato Lauri Scheffler e Ervino José Scheeren integraram comitiva do Vale do Taquari que esteve nos Emirados Árabes Unidos em fevereiro

Os ex-presidentes da CIC Teutônia, Renato Lauri Scheffler e Ervino José Scheeren, integraram comitiva do Vale do Taquari que esteve nos Emirados Árabes Unidos de 02 a 09 de fevereiro. O grupo, formado por mais de 20 lideranças regionais, participou da ExpoDubai, um dos maiores eventos do mundo com foco em oportunidades, sustentabilidade e mobilidade, cujo tema deste ano foi “Conectando mentes, criando o futuro”. A missão empresarial foi promovida pela coirmã ACIL, de Lajeado.

De volta, Scheffler e Scheeren participaram de entrevistas à veículos de imprensa, entre eles à Rádio Popular no dia 22 de fevereiro.

Vista de cima, Dubai mostra toda sua imponência arquitetônica e estrutural (Fotos: Arquivo pessoal)

“Logo aceitei o convite, principalmente por poder participar da ExpoDubai, uma ‘feira de países’ e não de empresas. A surpresa foi o que vimos na prática, uma feira ao ar livre que certamente todo dia tem uma novidade e algo do futuro para apresentar. Saímos de lá com uma visão muito mais ampla e rica do que talvez pudéssemos imaginar”, avaliou Scheeren

O evento ocorre a cada quatro anos, em países diferentes. A edição sediada por Dubai iniciou em 1º de outubro de 2021. “Minha expectativa com relação à feira foi diferente do que eu pude ver lá. Me parecia ser uma feira de negócios, mas na verdade é um mundo dentro de Dubai. Chamou muita atenção o que estão fazendo para se desenvolver cada dia mais. Eles procuram se reinventar a todo momento, e entre as formas de desenvolvimento estão o turismo e o polo de negócios”, acrescentou Scheffler.

Turismo

Eles também falaram sobre as características do local. “Dubai foi construída sobre o local mais inóspito do mundo, que é o deserto, onde não nasce absolutamente nada, não tem água, tem chuva três vezes por ano, não tem energia. O que eles souberam fazer foi criar um ambiente de turismo, se reinventando em cada ação e construção de cada peça da cidade, que é toda planejada, muito futurista. Eles fazem tudo mais do que o mundo faz, são muito visionários”, exemplificou Scheeren, destacando que o Vale do Taquari tem muito para se espelhar, considerando que eles foram capazes de transformar o deserto num jardim com flores em todos os canteiros, com infraestrutura “espetacular”.

Scheffler também falou das atrações turísticas. “Temos muitos atrativos no nosso Vale, muitas coisas bonitas para apresentar ao mundo, e uma grande estratégia que eles souberam usar muito bem, e que devemos desenvolver aqui, é fazer com que as pessoas também permaneçam alguns dias na nossa região, não somente passem.”

Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares

Negócios

“Vendo as obras majestosas, a organização, não conseguimos visualizar o plano, mas sim a obra. Programas de qualidade, como o PGQP, sempre me atraíram e tenho aplicado isso na minha empresa, e de fato o que conseguimos enxergar é um grande projeto do PGQP em Dubai, onde as pessoas imaginam e criam o futuro, fazem o plano e executam; muita visão de futuro e muita ação”, exemplificou Scheeren.

Scheffler classificou Dubai como uma terra de oportunidades. “Com visão futurista, a todo momento estão fazendo algo diferente, buscando tecnologias. Eles estão de portas abertas para empreendedores que possam levar alguma inovação, algo diferente do que já possuem, em diferentes segmentos, com incentivos financeiros para isso”, frisou, ao que Scheeren acrescentou: “eles dão dinheiro a juro zero, o lucro não é feio em Dubai, eles patrocinam muito o crescimento dessa forma”.

Ambos também mencionaram o fato de que anualmente aumenta o número de milionários na região, o que contribui para tornar Dubai um grande polo de negócios. “Eles sabem que o petróleo é finito, e por isso buscam outras alternativas para sair na frente”, disse Scheffler.

Renato Lauri Scheffler

Inspiração para o Vale do Taquari

Scheeren afirmou que a feira deixou alguns recados, considerando sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. “Empresas que não souberem lidar com a sustentabilidade, especialmente ambiental, certamente terão muitos problemas pela frente. As pessoas precisam enxergar que o dia de amanhã nas empresas será, inevitavelmente, diferente. A tecnologia não vai nos permitir ficar esperando pela sorte. O mundo passa pela inteligência do ser humano, são as mentes conectadas que produzirão a inovação necessária para o mundo novo que nos espera.”

Scheffler reafirmou a importância de nos reinventarmos a todo momento. “Nós ainda temos medo de fazer as mudanças, precisamos ‘pensar fora da caixa’, esse é o desafio. Os empresários precisam buscar alternativas para agregar valor ao produto, formas diferentes de pensar. É um grande espelho para nós, eles fizeram tudo isso por necessidade e estão agora buscando fazer cada vez melhor. Nós também precisamos evoluir.”

Ervino José Scheeren

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Logo CIC Teutônia header

Escolha com quem quer falar:

CIC Teutônia:

Fale conosco!

Polo EAD Univates:

Teutônia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .