Exposição Agropecuária também terá novidades, com Premiação das Terneiras Destaques da feira
Uma das grandes novidades da 16ª edição da Festa de Maio será o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, que contará com 28 agroindústrias, sendo 12 de Teutônia e outras 16 dos municípios de Estrela, Colinas, Putinga, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Vera Cruz, Bom Retiro do Sul, Poço das Antas, Barão, Arroio do Meio, Cotiporã e Santa Clara do Sul.
Serão comercializados queijos, embutidos, panificados, verduras, hortaliças, vegetais, mel, derivados da cana-de-açúcar, sucos artesanais, doces, geleias, cachaça, frutas cristalizadas, flores, folhagens e artesanato. O Pavilhão da Agroindústria Familiar é uma realização da Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apoio da Emater e patrocínio das cooperativas Sicredi, Languiru e Certel.
O principal objetivo é fomentar a cultura da agroindústria familiar e apresentar a diversificação já existente em Teutônia e região, incentivando o consumo de produtos naturais, assim como a criação de novas empresas familiares no meio rural.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Margarete Dhein, destaca a importância deste grande projeto no município. “Esta é uma ação da Administração Municipal, com intuito de estimular o agronegócio. Queremos apresentar à comunidade teutoniense o excelente trabalho e o sabor dos produtos das nossas agroindústrias familiares, além de atrair os produtores vizinhos, com o intuito de abrir portas para que nossos produtores também possam expor seus produtos nos municípios do Vale do Taquari e demais regiões. É muito importante mostrar essa diversificação e a qualidade dos produtos. Estamos muito felizes em poder tornar este sonho em realidade”, ressalta.
Exposição Agropecuária e Premiação
Além do Pavilhão das Agroindústrias Familiares, outro destaque da Festa ocorrerá no Pavilhão da Exposição Agropecuária, que contará com processo de avaliação e premiação das terneiras destaque da feira. São 20 terneiras inscritas no concurso, de 10 diferentes produtores rurais. O julgamento ocorrerá no dia 28, às 14h, com profissionais especializados na área.
Também haverá a participação do Clube da Terneira, da Cooperativa Languiru, que abordará temas relacionados à criação do animal, de forma gratuita aos interessados.
TEXTO – Alana Gausmann Flores/Divulgação