Pesquisa detalha o perfil da mão de obra regional
Empresários apontam falta de comprometimento; estudantes, falta de conhecimento
No dia 10 de outubro ocorreu apresentação dos resultados da pesquisa “Rumo – o futuro da mão de obra na região”. Cerca de 50 pessoas participaram do evento realizado na CIC Teutônia, com presença do economista Lucildo Ahlert, responsável pela execução da pesquisa, acompanhado da coordenadora de projetos do Grupo A Hora, jornalista Luciane Eschberger Ferreira.
A pesquisa foi realizada pela Macrovisão, dentro do projeto Rumo, do Grupo A Hora, e ouviu 604 estudantes matriculados no Ensino Médio e mais de 200 empresários. O documento foi apresentado ao grupo de gestores, podendo servir de ferramenta de estímulo para repensar ações e estratégias em instituições de ensino, empresas e mercado econômico do Vale do Taquari.
“O convite da CIC surgiu a partir de discussões entre líderes sobre a contratação e permanência de funcionários mais jovens. A pesquisa e os debates realizados na Rádio A Hora, dentro do projeto Rumo, vão ao encontro dessa demanda”, explicou Luciane.

Dados
Entre outros dados, a principal deficiência observada no perfil dos que procuram emprego, segundo os empresários entrevistados, é a falta de comprometimento; contrastando com o quesito falta de experiência, que também foi apontado, mas com menos relevância.
Também foram bastante mencionadas questões como preocupação maior com o salário e menor com a atividade que realiza; falta de vontade e dedicação ao trabalho; e falta de iniciativa. No fim da lista, citados, mas com menor frequência, problemas de conduta e idoneidade; e falta de qualificação.
Já os estudantes entrevistados apontaram como principais problemas o sentimento de falta de conhecimentos necessários, seguido pela falta de experiência e conhecimento do mundo empresarial. Citados com menor destaque, ao fim do gráfico surgem, ainda, a falta de conhecimento sobre formas de lidar com a economia e com rotinas de trabalho, e saber liderar.
Outro gráfico aponta que os empresários consideram que a mão de obra ofertada nos últimos anos não está adequada. A maior dificuldade encontrada na contratação de profissionais está em candidatos sem qualificação ou conhecimentos gerais insuficientes para as necessidades do cargo. Entre as áreas com maior demanda futura para contratações, foram mencionadas vendas, produção e comercial.
Os estudantes revelaram que buscam informações sobre as empresas principalmente nas redes sociais, seguido de sites oficiais das empresas. Nesse quesito, também foram mencionados, com menor relevância, jornal eletrônico, rádio, jornal impresso e Google, mas também chama a atenção que alguns não procuram informações sobre as empresas. Esse público também usa a internet para pesquisas, vídeos do Youtube e sites de notícias. Entre as redes sociais mais acessadas, WhatsApp e Instagram praticamente se igualam, seguidos de Twitter e Facebook.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester