CIC passa a realizar treinamentos mensais voltados à promoção da cultura associativa
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, célebre frase de Albert Einstein está em destaque no certificado de conclusão da primeira capacitação direcionada especificamente aos associados da CIC Teutônia. A promoção da cultura associativa, que nesta primeira etapa abordou o tema “Associativismo”, ocorreu em julho e deverá contar com novas turmas mensalmente, com a meta de envolver, pelo menos, 20 associados por grupo.
“A iniciativa vem ao encontro dos objetivos estratégicos da CIC, com a promoção, consolidação e disseminação da cultura associativa, promovendo o engajamento do quadro social e trazendo esse público para mais próximo da entidade”, destaca a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.
A programação do treinamento contou com apresentação dos princípios do associativismo e o funcionamento da entidade no seu dia a dia, seguido de visitação às instalações da CIC, rodada de conversa com o presidente Airton Roque Kist e a vice-presidente Tânia Schardong, e momento de integração entre os associados e a equipe de funcionários da CIC.
Na abordagem dos princípios do associativismo, foram valorizadas a livre adesão, a gestão democrática e transparente, a participação econômica dos sócios, a autonomia e independência, o aperfeiçoamento contínuo e valorização da educação, a interação entre associações, o compromisso com a comunidade e a disseminação da cultura do associativismo.
Também foi explanado sobre o organograma do sistema, considerando estruturas de nível federal, estadual e local. Atualmente, a CIC Teutônia conta com 526 associados, com diretoria composta por 28 integrantes voluntários, sete funcionários e a oferta de mais de 20 soluções empresariais.
A organização e gestão do trabalho, os pilares de atuação e ações de representatividade da CIC igualmente foram enaltecidos ao longo do treinamento.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester