Evento se consolida como programação gastronômica que celebra a avicultura do Rio Grande do Sul
Mais de 3,8 mil pessoas prestigiam três dias de evento em Teutônia
Muita alegria e diversão, comida e bebida farta e de qualidade, momentos de reencontro de famílias e amigos. Essa foi a 4ª Teutofrangofest, evento que reuniu, de 19 a 21 de agosto, mais de 3,8 mil pessoas na Associação dos Funcionários da Languiru. Considerado o principal evento gastronômico de Teutônia, valoriza a cadeia produtiva da avicultura. Foram mais de 35 opções de comidas e bebidas, além de atrações musicais.
Com ingressos esgotados, caravanas de outras regiões do Estado também prestigiaram a programação e se divertiram ao som da banda Os Atuais e da dupla Anderson Luiz e Duda na sexta-feira; Banda Sétimo Sentido no sábado; e Banda Rosas no domingo.
A 4ª Teutofrangofest foi uma realização da CIC Teutônia, em parceria com a Cooperativa Languiru e apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio ouro de Languiru e Sicredi Ouro Branco, patrocínio prata de Certel e Florestal, e patrocínio bronze de Comatra, Italiany, Katzen Bier, Unimed VTRP, Teutobier, Creativa, Fruki, Santa Clara, Sorvebom, Teutonet, Aurora e Zaccaron.
Sucesso
A comissão organizadora considera que o evento foi coroado de sucesso. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, idealizador do evento, se disse feliz com a repercussão. “A presença do governador Ranolfo Vieira Júnior atesta o reconhecimento estadual ao evento e à importância da avicultura para a economia do Rio Grande do Sul. Se o Vale do Taquari busca o selo de ‘Vale dos Alimentos’, com certeza a Teutofrangofest dá sua importante contribuição para isso, além de divulgar a força do cooperativismo, do agronegócio e outras riquezas regionais.”
Recomeço
Entre outras autoridades, o governador Ranolfo Vieira Júnior participou da solenidade de abertura da 4ª Teutofrangofest e referendou a força do agronegócio ao fazer uso da palavra. “A diversidade de produtos oriundos do trabalho no campo gera empregos e renda. O agronegócio representa cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de aves do Brasil.”
Ele também parabenizou a organização do evento. “Vivemos momento de saída da pandemia, então um evento dessa natureza tem também o significado de recomeço, de retomada e até mesmo de resiliência”, disse, acompanhado da Primeira-Dama do Estado, Sônia Vieira.
Além-fronteiras
Os discursos na abertura do evento qualificaram a proporção que a Teutofrangofest passa a ter. O presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, valorizou sua consolidação. “É uma programação que toma proporções com status de grande evento, elevando a cadeia produtiva da avicultura”, disse, agradecendo o apoio dos patrocinadores desde a primeira edição.
O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, igualmente destacou o trabalho conjunto na organização de eventos dessa grandeza, o valor do cooperativismo e do associativismo. “Esse espírito de união é uma das marcas da nossa comunidade. A Teutofrangofest vai além das fronteiras do nosso município, uma oportunidade para mostrar nossas potencialidades e a acolhida das nossas pessoas, turismo de eventos que movimenta toda a economia.”
O presidente do Conselho Diretivo da Associação Gaúcha de Avicultura e Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul (ASGAV/SIPARGS), Nestor Freiberger, se disse orgulhoso com a proposta da Teutofrangofest. “Evidencia nossos produtos e é reflexo do empreendedorismo, valoriza o produtor rural, as cooperativas e as indústrias”, afirmou, enumerando a importância da cadeia produtiva. “O Vale do Taquari é o segundo maior polo avícola do Estado, gerando mais de 35 mil empregos diretos, mais de 600 mil atividades indiretas. Nossa produção anual é de 1,7 milhão de toneladas de carne de frango, das quais 710 mil toneladas atendem 160 países com a exportação.”
O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Anderson Trautman Cardoso, também valorizou a união de esforço. “A Teutofrangofest celebra o empreendedorismo do nosso Estado, além do cooperativismo, uma das marcas do Rio Grande do Sul e que movimenta um dos maiores polos produtores de alimentos do país. Parabéns Teutônia pela iniciativa desse povo aguerrido.”
Próximo evento
Reunião da comissão organizadora deve ocorrer nos próximos dias para tratar dos pontos positivos e oportunidades de melhoria para a próxima edição, programada para 2023, com a possibilidade de nova denominação e ações que permitam a participação de maior quantidade de público. “Almejamos a inclusão do evento no calendário oficial do Estado e, por isso, a Teutofrangofest passaria a se chamar de Frangofest, com o selo de evento oficial da cadeia produtiva da avicultura no Rio Grande do Sul. Ele nasceu para valorizar o trabalho dos produtores no campo e, hoje, já ganha uma proporção ainda maior”, concluiu Bayer.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester