Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
 
   
   
 
 
 
18/05/2015
Curso Comunicando-se Mais e Melhor


05/05/2015
Curso 365 Dias Para Vender! Para Quem Gosta de Vender o Ano Todo.

 
 
   
   
Torne-se associado da CIC Teutônia, você terá direito a inúmeras vantagens basta clicar neste espaço.  
 
 
 
.jpg" width="380" />
 

Campanha de doação de medula óssea mobiliza 171 voluntários teutonienses

20/11/2014

No dia 14 de novembro a Parceiros Voluntários de Teutônia, o Rotary Club de Teutônia e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) promoveram campanha de doação de medula óssea. No período das 9h às 12h e das 13h30min às 16h, 171 voluntários estiveram no Centro de Formação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Redentor, no Bairro Canabarro.
Com o tema “Você já pensou em ser um super-herói”, qualquer cidadão pode ser doador, bastando ter entre 18 e 54 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, além de ter em mãos o Documento de Identidade.
As amostras coletadas farão o teste de compatibilidade (HLA) e os voluntários são cadastrados junto ao Ministério da Saúde, no Registro dos Doadores de Medula (REDOME).
A iniciativa teve como motivação encontrar possíveis doadores compatíveis com Vitor da Silva, de apenas cinco anos, residente em Teutônia, e Franciele Pinto, dez anos, de Santa Cruz do Sul. Em não sendo compatíveis com as duas crianças, os doadores da campanha ainda podem ajudar a salvar a vida de outras pessoas em todo pais. As chances de encontrar alguém compatível são de uma em 100 mil.

FOTOS – Divulgação CIC Teutônia
Profissionais de saúde e voluntários que colaboraram na organização da campanha de doação de medula óssea

Campanha de doação de sangue

Depois da campanha de doação de medula óssea, no mês de dezembro, dias 12 e 13, a Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia reedita campanha de doação de sangue. A iniciativa conta com a parceria da Administração Municipal, via Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, e apoio de Transteka Turismo, a exemplo do que ocorreu no último mês de setembro.
A coleta será feita pelo Hemovale – Banco de Sangue de Lajeado e o transporte será gratuito, com saída em frente à CIC Teutônia às 7h30min. “A maior recompensa em doar sangue é a satisfação de poder beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem desse gesto dos doadores para se sentir melhor. Além do bem estar de ajudar o próximo, os doadores contribuem para o surgimento de um mundo melhor, mais humano e com respeito ao seu semelhante. Quem recebe pode ser um parente, um amigo próximo e até mesmo um desconhecido, que mesmo sem saber quem forneceu o sangue que o salvou, vai agradecê-lo pelo resto da vida”, destaca a coordenadora local da Parceiros Voluntários, Daiane Ohlweiler.
Doadores devem entrar em contato com a Parceiros Voluntários, pelo fone (51) 3762-1233 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@cicteutonia.com.br.

Quem pode doar

Todas as pessoas saudáveis, com idade entre 18 e 69 anos, e peso mínimo de 50kg, podem ser doadoras. Para menores de idade (16 e 17 anos), é necessário o consentimento formal assinado pelo responsável legal. Para a doação é necessário não estar em jejum e obedecer a intervalos de tempo entre uma doação e outra: para homens, dois meses, com até quatro doações ao ano; e para mulheres, três meses, com até três doações ao ano.

Quem não pode doar

São impedimentos temporários para a doação de sangue: estar gripado, com febre, doença infecciosa ou estar em tratamento; ter ingerido bebidas alcoólicas há menos de 12 horas; estar grávida ou amamentando; ter passado por parto ou aborto há menos de três meses; ter realizado pequenas cirurgias há menos de três meses ou de grande porte há menos de seis meses; ter recebido transfusão de sangue ou derivado há menos de um ano; ter sido infectado por alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) nos últimos 12 meses; ter usado drogas ilícitas não injetáveis no último ano; ter vários parceiros sexuais; estar fazendo vacina da hepatite; ter feito vacina (gripe, rubéola, febre amarela, última dose da hepatite) há menos de um mês; ter dormido menos de seis horas; ter feito tratamento dentário simples há menos de três dias; ter realizado extração dentária com pontos ou tratamento de canal há menos de um mês; estar em jejum; e ter tido convulsão ou epilepsia há menos de três meses.




TEXTO – Leandro Augusto Hamester
 
   
   
     
 

< Voltar
 
     
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
     
   
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2011 | CIC Teutônia   Desenvolvido por Interagence e CSZ Propaganda
Novo