Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
 
   
   
 
 
 
18/05/2015
Curso Comunicando-se Mais e Melhor


05/05/2015
Curso 365 Dias Para Vender! Para Quem Gosta de Vender o Ano Todo.

 
 
   
   
Torne-se associado da CIC Teutônia, você terá direito a inúmeras vantagens basta clicar neste espaço.  
 
 
 
 

Abertura do comércio aos finais de semana

31/07/2015

Associados da CIC preveem redução de faturamento e de funcionários com comércio fechado aos finais de semana
Comerciantes de Teutônia responderam pesquisa da entidade empresarial e defendem liberdade de horários

No início do mês de julho a CIC Teutônia reuniu associados do setor de comércio, assessoria jurídica da entidade, vereadores e representantes da Fecomércio/RS e do Sindilojas Vale do Taquari para debater sobre o horário do comércio, em especial nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo, caso dos supermercados. O assunto é recorrente e, inclusive, foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores no final do mês de junho.
A partir desse encontro e considerando ainda a abertura do comércio em feriados, principalmente no período de Natal, a CIC também realizou pesquisa com seus associados do setor de comércio. O resultado desse levantamento foi enviado ao Poder Legislativo e apreciado durante sessão da Câmara.

Pesquisa

Em resumo, 76,6% dos associados do comércio da CIC consideram importante a abertura dos seus estabelecimentos nas tardes de sábado, além de que 80% ressaltam que os supermercados devem seguir abrindo aos domingos. No que se refere à abertura do comércio em alguns domingos próximos ao Natal, 43,3% consideram que deve haver expediente e outros 40% são indiferentes.
Em ocorrendo o fechamento do comércio nas tardes de sábado ou domingos pela manhã, 90% dos entrevistados acreditam que isso pode resultar na perda de clientes para outros municípios. Sobre isso, eles levam em consideração que nas cidades vizinhas o comércio atende nos sábados à tarde.
Outro dado relevante apontou que 70% desses associados acreditam na diminuição de faturamento (em média redução de 14%) com o fechamento do comércio nos sábados ou domingos. Além disso, 33,3% especulam a diminuição de funcionários, com redução de 23% do quadro atualmente empregado.
Entre outras considerações que constam na pesquisa, cujo detalhamento pode ser consultado junto à CIC, os associados destacam que criar uma legislação para regulamentar essa situação seria um retrocesso; pode haver enfraquecimento do comércio local e perda de clientes para centros maiores; alguns clientes têm apenas a opção de compras e pagamento de contas no final de semana; pessoas passeiam e aproveitam para fazer compras; funcionários que recebem comissão deixam de vender e têm reduzido seu salário mensal, com perda de vendas por oportunidade em finais de semana.
Para esses empresários, no atual momento econômico o fechamento do comércio nos finais de semana pode reduzir vendas; comerciantes de Teutônia podem fechar as portas e novos empreendedores optar por outros municípios em se considerando a burocratização das atividades.
Houve quem alertasse também para a necessidade de fiscalização em se regulamentando um horário de atendimento do comércio aos finais de semana. Para os participantes da pesquisa, o ideal seria manter a liberdade de atividade do comércio a critério de cada empresa, sem fugir de regras da CLT, considerando a realidade de cada empreendimento. Ou seja, deveria ser uma decisão que cabe única e exclusivamente aos empreendedores.
Os entrevistados ainda chamaram atenção para a importância do comércio para o fortalecimento do turismo em Teutônia e arrecadação de impostos, afetando consumidores e a comunidade como um todo. Para eles, a decisão deve ser avaliada pelos Poderes Executivo e Legislativo, levando em consideração os interesses da coletividade, acrescentando que o trabalho aos finais de semana está regulamentado pela CLT e convenções coletivas da categoria.




TEXTO – Leandro Augusto Hamester
 
   
   
     
 

< Voltar
 
     
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
     
   
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© 2011 | CIC Teutônia   Desenvolvido por Interagence e CSZ Propaganda
Novo