Whatsapp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

Assembleias – Associados da CIC Teutônia aprovam contas e atualização do estatuto

Na noite de quarta-feira, dia 31 de março, a CIC Teutônia realizou Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, no formato online, primando pela saúde de todos. Em regime extraordinário, os associados aprovaram proposta de alteração do Estatuto da entidade, que trata da possibilidade de, excepcionalmente, prorrogar por mais um ano o mandato da Diretoria Administrativa em casos de calamidade pública, estado de emergência ou força maior, ou ainda em casos de justificado interesse da entidade.

O presidente Airton Roque Kist explicou a alteração que atende o Planejamento Estratégico no que diz respeito ao modelo de governança. “Seguidamente, para o bem da governança da instituição, é importante rever o estatuto, para que seja atual, dinâmico e acompanhe as necessidades da entidade”, disse.

A diretora executiva Carina Schulte Bolfe justificou a necessidade de ampliação do mandato para situações de organização de grandes eventos, como a Festa de Maio. “Isso possibilita que uma mesma gestão inicie a programação e o planejamento, e esteja à frente da entidade no ano do evento.”

Contas em tempos de pandemia

Em caráter de assembleia ordinária ocorreu a prestação de contas, compreendendo Relatório de Atividades do exercício de 2020, demonstrações contábeis e parecer do Conselho Fiscal; fixação da contribuição dos associados; e assuntos diversos de interesse do quadro social.

“Ao longo do último exercício desenvolvemos uma série de ações fundamentais para a sustentabilidade da entidade em tempos de pandemia, quando registramos expressiva redução de receita. O trabalho de gestão foi fundamental para mudar o mapa diante de um cenário muito ruim. Juntos achamos alternativas, temos a mão de muitas pessoas nesse trabalho de reorganização”, frisou Kist.

Carina apresentou o relatório, dividido em nove eixos, valorizando as principais ações em cada um deles: consolidar e disseminar a cultura associativa promovendo o engajamento do associado; profissionalizar estrutura de governança e sucessão da liderança da entidade; consolidar uma equipe de alto desempenho focada em uma cultura de resultados; intensificar ações de relacionamento com o associado; aperfeiçoar serviços com foco em agilidade e rentabilidade; ampliar a eficácia das ações de representatividade atendendo as demandas do associado; aumentar a satisfação do associado com os serviços; melhorar a percepção do associado com a atuação no desenvolvimento da região; e garantir a solidez financeira.

“O foco de todo trabalho está em aumentar a satisfação dos associados com os serviços oferecidos pela entidade e melhorar a percepção dos integrantes do quadro social quanto à atuação da CIC no desenvolvimento da região”, explicou a diretoria executiva, mencionando resultado de pesquisa de satisfação aplicada em novembro de 2020, que apresentou, respectivamente, satisfação de 98,5% e 88,8% quanto a esses quesitos.

Os demonstrativos contábeis foram apresentados pelo tesoureiro Gustavo Luiz Schnoremberger, evidenciando impactos da pandemia: queda de 34,9% na receita de serviços, de 98,6% com eventos e de 43,8% nas receitas financeiras.

Comitê de Enfretamento à Covid-19

As inúmeras ações do Comitê de Enfretamento à Covid-19 receberam atenção especial. “Participamos ativamente das discussões, com atuação forte que segue em 2021. São decisões que afetam as empresas locais, defendemos o equilíbrio entre saúde e economia, sem desrespeitar a legislação e decretos vigentes, embora discordemos de muitas regras estabelecidas”, concluiu o presidente.

Mensalidade

Por fim, os associados aprovaram a proposição de manutenção dos valores de contribuição, justificada pelo momento de adversidade e as restrições de exercício de alguns empreendimentos.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .