WhatsApp: 51 99538-5080

Telefone: 51 3762-1233

Café da Manhã Empresarial

Compartilhe este post:

CIC e Unimed atualizam associados sobre Serviços de Saúde Ocupacional

No dia 25 de junho a CIC Teutônia realizou Café da Manhã Empresarial dirigido aos associados da entidade que utilizam os Serviços de Saúde Ocupacional, disponibilizados por meio de parceria com a Unimed VTRP. O encontro ocorreu no Auditório 03 da entidade e contou com a participação de cerca de 60 pessoas.

“Trata-se de um dos serviços mais longevos da CIC. Essa parceria com a Unimed VTRP existe há mais de 20 anos, um produto de qualidade e importante para os associados. O encontro tem por objetivo apresentar e explicar as mudanças e atualizações no que diz respeito à legislação e oferta do Serviço de Saúde Ocupacional nas empresas, momento também para esclarecer dúvidas dos empresários”, destacou a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.

O presidente Renato Lauri Scheffler agradeceu e valorizou a presença dos associados. “A manutenção desse serviço desde 2002 reforça que a parceria entre CIC e Unimed é algo consolidado, levando aos empreendedores locais um serviço de referência. A Saúde Ocupacional precisa da atenção de todos”, disse.

Parceria

A gerente comercial da Unimed VTRP, Andreia Carvalho, falou sobre as atualizações relacionadas ao Serviço de Saúde Ocupacional e lembrou a origem da parceria entre CIC e cooperativa médica. “Em função da obrigatoriedade dos laudos de Saúde Ocupacional, a entidade, buscando benefícios para os seus associados, firmou a parceria com a Unimed, possibilitando vantagens financeiras na contratação do serviço”, frisou.

Nesse processo, a CIC é responsável pela comercialização e gestão da cobrança para seus associados; e a Unimed pela elaboração, confecção, execução dos laudos, convocação e realização dos exames, além de ser a responsável técnica por qualquer situação relacionada aos laudos.

Gerente comercial da Unimed VTRP, Andreia Carvalho

Atualização

Andreia detalhou as mudanças dos laudos de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e a inclusão, a partir de 2004, do PPP (Programa Previdenciário Psicográfico), documento para aposentaria que contém todo o histórico da vida do trabalhador; e, a partir de 2020, do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho), necessário para subsidiar as informações ao PPP e que avalia qualitativa e quantitativamente os agentes de riscos previstos na legislação e existentes no ambiente de trabalho. “Esses laudos e serviços foram inclusos sem nenhuma diferença financeira”, destacou.

Em 2022 também ocorreram outras mudanças importantes, como o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) em substituição ao PPRA. “Não foi somente uma mudança de nome, mas sim de conceito de análise dos riscos. Entre as principais mudanças, obrigou a utilização de uma matriz de riscos, casando exposição, frequência, severidade e nível do risco, além de incluir os riscos de acidentes e riscos ergonômicos. Em média, dobrou o tempo de geração e confecção dos laudos”, detalhou Andreia.

Outra atualização refere-se às mudanças da parte médica do PCMSO. “Antes enviávamos um relatório anual com síntese de todos os atendimentos realizados pelas empresas. Mantém-se o relatório anual, porém, o médico precisa inserir uma análise crítica justificando razões de alterações. Com isso, aumentou a criticidade da análise e o volume de exames na matriz de risco cruzando com eventos de Acidentes do Trabalho”, explicou.

Mais uma mudança ocorreu em 2018, quando entra em vigor o eSocial. “Iniciou gradativo com alguns riscos e portes de empresas e, em 2022, tornou-se obrigatório para todos. Veio para substituir algumas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias que antes eram enviadas por diferentes meios e, agora, concentra tudo em um envio completo”, comentou Andreia.

Diante dessas atualizações, foi apresentada a adequação de valores conforme o número de funcionários e o grau de risco das empresas, com descontos e parcelamento extra no custo de implantação anual para associados da CIC, além da manutenção dos exames inclusos conforme estabelecido pelas NRs 7 e 9.

“Esses ajustes referentes à nova modelagem vêm sendo trabalhados entre CIC e Unimed desde o ano passado. Visitamos outras empresas e associados, realizamos consultoria com contadores e estudo aprofundado do que existe no mercado. Com isso podemos tomar a melhor decisão e ter a garantia de que estamos com o melhor parceiro e produto do mercado, o mais completo e que entrega tudo que as empresas necessitam. Além disso, conseguimos alguns benefícios extras para nossos associados”, concluiu Carina.

A CIC fará contato individual, por e-mail, com as empresas associadas usuárias do Serviço de Saúde Ocupacional, para atualização de dados referentes aos valores segundo o grau de risco e quantidade de funcionários, que entram em vigor a partir de agosto. Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas junto à CIC pelo fone (51) 3762-1233.

Encontro ocorreu no Auditório 03 da CIC Teutônia e contou com a participação de cerca de 60 pessoas (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Logo CIC Teutônia header

Escolha o setor desejado:

Recepção:

Locações e CIC Empregos.

Comercial:

Cursos, SCPC e Benefícios.

Financeiro:

Mensalidade, Contas a pagar e receber.

Eventos:

Marketing e Eventos.

Polo EAD Univates:

Teutônia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade .