Realização da CIC Teutônia, evento registra mais de R$ 500 mil em negócios no fim de semana
Informações preliminares levantadas junto aos expositores dão conta de que o 5º Feirão do Comércio de Teutônia, realizado no último fim de semana, de 12 a 14 de julho, registrou mais de R$ 500 mil em vendas. Tendo por local o Pavilhão da Comunidade Católica do Bairro Canabarro, foram cerca de 50 estandes de 32 lojas participantes, todas de Teutônia, de diversos segmentos (vestuário, calçado, cama, mesa e banho, bazar, cosméticos, óticas, relojoarias, colchões, vinhos, acessórios de telefonia, livraria, artesanato, produtos de limpeza, informática, produtos coloniais, entre outros).
“O evento repetiu o sucesso das edições anteriores. Percebemos a motivação dos expositores, que certamente já aguardam pela próxima edição. Embora o volume de vendas não tenha superado 2023, mais de meio milhão em negócios é algo a se comemorar, especialmente em se considerando o atual cenário pós-enchentes que assolaram o Vale do Taquari. A CIC Teutônia é incentivadora e apoiadora de eventos desse gênero, que beneficiam a economia local como um todo”, avalia o presidente Renato Lauri Scheffler, valorizando a mobilização da Diretoria do Comércio e da equipe de funcionários da entidade, além dos apoiadores e patrocinadores.
Ainda na abertura do evento, na tarde de sexta-feira, a vice-presidente do Comércio da CIC, Maiquéli Josefiaki, falava da expectativa positiva para o Feirão. “É uma ação que fomenta o comércio da nossa cidade e a economia local, num espaço bem organizado, com praça de alimentação, brinquedos, entrada gratuita, produtos de qualidade e bons preços. O frio contribuiu para as vendas, com as lojas preparadas com produtos de inverno e também trazendo produtos de verão para quem quisesse adiantar suas compras para a próxima estação.”
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Guilherme Engster, igualmente valorizou o trabalho da CIC junto ao comércio local. “O Feirão atrai consumidores da região para aproveitarem as promoções. Isso movimenta toda uma cadeia de negócios, a economia teutoniense e regional.”
Nessa mesma linha foi a fala da gerente do patrocinador Sicredi, Adriane Maria Wilfing Bloemker. “Juntos construímos uma sociedade mais próspera”, disse.
Pesquisas
Em pesquisa aplicada junto aos expositores, os conceitos “ótimo” e “bom” prevaleceram no que diz respeito ao atendimento e organização. A divulgação do Feirão também foi muito bem avaliada e 100% dos respondentes à pesquisa adiantaram que pretendem participar da próxima edição.
A CIC também aplicou pesquisa com os consumidores, cujos respondentes, em sua maioria, foram do sexo feminino (66,2%). Desses, 45,2% possuem entre 35 e 60 anos de idade e outros 32% entre 21 e 35 anos.
A grande maioria dos clientes foi de Teutônia (87,7%), mas também prestigiaram o evento consumidores de Paverama, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Garibaldi, Imigrante, Lajeado, Westfália e, inclusive, de Santa Catarina, como das cidades de Palhoça e Criciúma. Numa avaliação quanto à variedade de produtos, os clientes se disseram muito satisfeitos ou satisfeitos, com 83,6% encontrando o que procuravam.
Entre as ferramentas de divulgação, as redes sociais foram as mais representativas, seguidas de indicações, da imprensa e de carro de som.
A maior média de valores investidos nas compras foi entre R$ 100,00 e R$ 200,00, mas também houveram pessoas que apontaram compras acima dos R$ 400,00. Além disso, 98,6% falaram estar muito satisfeitos ou satisfeitos com preços e promoções do Feirão.
O evento foi uma realização da CIC Teutônia, com patrocínio de Sicredi e Prefeitura de Teutônia, apoio de Teutonet.
Edições anteriores
A primeira edição do Feirão do Comércio de Teutônia ocorreu em 2017, no Ginásio Ernani Júlio Sippel, no Bairro Canabarro. Contou com 32 expositores em 41 estandes, registrando cerca de R$ 200 mil em vendas.
Desde a segunda edição o evento vem ocorrendo no Pavilhão da Comunidade Católica do Bairro Canabarro. Em 2019, com mais de 40 expositores, principalmente do setor de vestuário, foram registrados em torno de R$ 300 mil em negócios.
A terceira edição, em 2022, teve mais de 30 empresas participantes em 50 estandes, que somaram mais de R$ 300 mil em vendas.
A quarta edição, em 2023, contou com 50 estandes de mais de 40 expositores e registrou em torno de R$ 700 mil em vendas.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester