Case de associativismo da CIC Teutônia é apresentado no Congresso da Federasul
Na última semana, dias 29 e 30 de setembro, a CIC Teutônia participou do 19º Congresso da Federasul e 2º Congresso Mulheres Empreendedoras, realizado em Bento Gonçalves. Na manhã de sábado a diretora executiva, Carina Schulte Bolfe, apresentou o case “Somos CIC Teutônia”, projeto que recebeu reconhecimento estadual da Federasul pelo trabalho voltado à formação em associativismo para o quadro social.
“O Congresso da Federasul é um importante momento de troca de experiências entre as entidades empresariais gaúchas. Estar entre as laureadas no Estado é motivo de muita alegria, reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito pela CIC Teutônia ao longo de 23 anos”, ressalta Carina. Em 2016 a entidade teutoniense já havia sido premiada com projeto relacionado à organização de eventos, como a Festa de Maio; e, em 2019, com o Feirão do Comércio.
Lançado em 2019, o programa gratuito de educação continuada associativista oportuniza encontros regulares de três horas, para grupos de 20 pessoas. Entre os resultados alcançados estão a possibilidade de realização de negócios entre as empresas associadas; maior aproximação do associado à Diretoria e funcionários da entidade; e a identificação de lideranças. Das 530 empresas associadas à CIC, aproximadamente 170 já participaram da capacitação, envolvendo mais de 300 pessoas.
Grupos de Trabalho
Na sexta-feira a programação contou com mesas redondas e oficinas dos diferentes Grupos de Trabalho mobilizados pela Federasul. Na oportunidade o presidente da CIC, Renato Lauri Scheffler, que coordena o GT da Proteína Animal, e a diretora da Indústria, Cíntia Schmidt, que coordena o GT de Recursos Humanos, estiveram envolvidos nas atividades propostas no Congresso.
“Em grupos, avaliamos situações e discutimos ações a serem encaminhadas para diferentes realidades setoriais. Por fim, os planos de trabalho foram apresentados ao grande grupo”, resume Scheffler, citando a participação do presidente da Federasul, Rodrigo Costa, e do vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer.
Cintia também foi convidada a participar de painel de conversa sobre o tema “Diversidade, equidade e inclusão”, reflexão proposta a partir de palestra sobre preconceito e humanidade no ambiente corporativo, apresentada pela diretora de Desenvolvimento Organizacional da Braskem, Camilla Fossatti. A conversa ainda contou com a participação da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite, e da diretora da entidade estadual, Muriel Antonow.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester